Canteiro

Campanhas salariais
STF garante reajuste a empregados do Metrô
Em 8 de julho, foi depositado na conta corrente dos engenheiros e demais trabalhadores do Metrô o pagamento das diferenças salariais dos meses de maio e junho últimos, conforme a empresa havia informado ao TRT-SP (Tribunal Regional do Trabalho). No dia anterior, o STF (Supremo Tribunal Federal) indeferiu o pedido de liminar impetrado pela Procuradoria do Governo do Estado contra decisão do TST (Tribunal Superior do Trabalho) que, no dia 30 de junho ao julgar o pedido de efeito suspensivo manteve sentença do TRT-SP, proferida no dia 29 de maio último. Vitória da categoria que teve assegurado o pagamento de 12,13% de reajuste imediato, retroativo a maio e mais duas parcelas de 3% nos meses de janeiro e março de 2004. No dia 15 de julho, os engenheiros avaliariam o dissídio coletivo em assembléia no SEESP.

 

Fechado acordo na AES-Tietê
Em assembléia, realizada em 7 de julho, os engenheiros aprovaram proposta da AES-Tietê. Eles terão 9% de reajuste salarial e dos benefícios, a partir de junho, mais 5,52% em janeiro próximo. Além disso, receberão em forma de abono 25% sobre o salário, mais duas parcelas de R$ 500,00, a serem pagas na folha de julho e na de dezembro próximo. O piso salarial passou para R$ 2.606,40.

 

Reajuste de 14,45% no CDHU
Os engenheiros e demais trabalhadores da CDHU, reunidos em assembléia no dia 4 de julho, aprovaram a proposta de acordo apresentada na mesma data durante audiência de conciliação no  TRT-SP (Tribunal Regional do Trabalho). Assim, foi suspensa a greve iniciada naquele dia. O reajuste sobre salários e benefícios é de 14,45%. Não serão descontadas as horas não-trabalhadas no dia da paralisação.

 

Reforma da Previdência
O Fórum Regional de Campinas em Defesa e pelo Fortalecimento da Previdência Social Pública realizará, em 18 de julho, às 14 horas, o seminário “Reforma da Previdência”, no Salão Vermelho da Prefeitura Municipal de Campinas. A programação do evento prevê a participação de parlamentares e representantes da Apafisp (Associação Paulista dos Fiscais de Contribuições Previdenciárias), Unafisco Sindical (Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal), STU (Sindicato dos Trabalhadores da Unicamp) e do SEESP, bem como leitura de documento do fórum e debate público.

 

Diretor do SEESP é empossado no Conesan
Em 1º de julho, foram empossados os membros do Conesan (Conselho Estadual de Saneamento) para a gestão 2003-2005. O engenheiro João Carlos Gonçalves Bibbo, vice-presidente do SEESP, terá assento no conselho como titular, representando o segmento de sindicatos de empregados que atuam na área de saneamento. O Conesan é um colegiado tripartite composto por representantes do Poder Executivo, dos municípios, distribuídos pelas bacias hidrográficas, e da sociedade civil.

 

Seminário discutirá alternativas para transporte
“Bases para o Plano Diretor de Transportes nas Regiões Metropolitanas do Estado de São Paulo” é o tema do seminário que ocorrerá no dia 14 de agosto, a partir das 13h30, na sede do SEESP. O objetivo é conhecer os projetos para o setor nos âmbitos estadual e municipal e discutir alternativas para integrar os vários modais existentes. Participarão do evento como palestrantes os secretários estaduais Andréa Calabi (Planejamento), Dário Rais Lopes (Transportes) e Jurandir Fernandes (Transportes Metropolitanos), o municipal  Jilmar Tatto (Transportes) e o superintendente do Dersa, Milton Xavier. A iniciativa é do Grupo de Transporte e Trânsito do SEESP. Informações (11) 3113-2640.

 

Conselho sindical na Baixada Santista
A Subdelagacia do Trabalho em Santos criou, em 1º de julho, o Conselho de Sindicalistas na Baixada Santista. Cada entidade da região teve até o dia 11 para indicar dois representantes ao órgão do Ministério do Trabalho e Emprego. O SEESP será representado por Newton Guenaga Filho e Antônio Fernandez Osores, respectivamente presidente e 1º secretário da Delegacia Sindical na região. A primeira reunião está marcada para o dia 17. Será formada uma equipe de seis pessoas para atuar diariamente na subdelegacia. Desse grupo, dois participarão do Conselho Estadual, que congregará 47 sindicalistas. Outras 24 pessoas serão nomeadas pelo delegado Regional do Trabalho, Heiguiberto Guiba Della Bella Navarro, representando as centrais e as organizações não-governamentais.

 

Curso gratuito de recolocação e marketing
A Central de Concurso oferece aos engenheiros e arquitetos o curso “Recolocação e Marketing Profissional”, que será realizado em 19 de julho, das 9h às 16h, na rua Barão de Itapetininga, 163 – 6º andar, na Capital. Entre os assuntos  a serem abordado, destacam se: elaboração de currículo, carta de apresentação, análise de mercado, postura em entrevista de seleção, negociação de salário e benefícios e concursos públicos. Inscrições pelo telefone (11) 3017-8800 e ou no site www.centraldeconcursos.com.br.

 

Arbitrariedade no Crea-SP
No mês de junho, a Câmara Municipal de Botucatu aprovou por unanimidade requerimento com manifestação contrária ao fechamento da Inspetoria do Crea-SP na cidade de Araras. A atitude arbitrária partiu do presidente do Conselho, José Eduardo de Paula Alonso, que, em março último,  colocou em votação a extinção do órgão sem discussão. Com esse fato consumado, segundo Nivaldo José Cruz, presidente da Delegacia Sindical do SEESP em Botucatu, se os profissionais e a comunidade local necessitarem dos serviços do Crea deverão dirigir-se à cidade vizinha, o que lhes causará prejuízos financeiros e perda de tempo.

 

Plano Diretor em Sorocaba
Visando definir o desenvolvimento para a cidade de Sorocaba nos próximos anos, a Câmara Municipal programou vários debates e conferências. Eles acontecerão sempre às terças-feiras, às 19h. Serão apresentadas no Sesi as palestras: “O crescimento urbano e seu planejamento” (5 de agosto), “O plano proposto pela Prefeitura” (dia 12), “O Plano Diretor e as interfaces regionais” (dia 19), “Participação da Comunidade no Plano Diretor” e “Direito urbanístico e o Plano Diretor (2 de setembro). Os debates temáticos, que ocorrerão na Câmara Municipal, a partir de 9 de setembro, abordarão assuntos como “Uso do solo e zoneamento”, “Sistema de circulação e transporte”, Meio ambiente e preservação”, “Grandes equipamentos urbanos”, “Índices e coeficientes urbanísticos” e “Implementação do plano”. Informações pelo telefone (15) 228-4444 ou no site www.camarasorocaba.sp.gov.br.

Texto anterior

JE 215