CANTEIRO

Engenheiros do Estado aguardam definição sobre reajuste
Há oito anos sem aumento, os engenheiros que atuam nas secretarias e órgãos do Estado são obrigados a conviver com salários baixíssimos. A esperança da categoria de repor as perdas acumuladas está no andamento do processo nº 7.896/02. Atualmente na Secretaria da Fazenda à espera da assinatura do governador Geraldo Alckmin para que seja transformado em projeto de lei complementar, altera o percentual utilizado para cálculo do salário-complemento dos engenheiros, arquitetos, agrônomos e assistentes agropecuários.

No dia 10 de junho, uma comissão de representantes dos engenheiros foi recebida pelo secretário adjunto da Agricultura e Abastecimento, Alberto José Macedo Filho. Por seu intermédio, o titular da pasta, Antônio Duarte Nogueira, nomeado interlocutor do Governo junto à categoria, manteve o compromisso de agilizar o processo. O reajuste está previsto no orçamento para 2003, conforme declarou o próprio Alckmin em entrevista à imprensa, logo após a sua eleição. O governador disse ainda que os engenheiros e agrônomos deveriam ser os primeiros a receber aumento, por pertencerem à única categoria não beneficiada nos últimos anos. Falta agora agir de acordo com as suas declarações.


Repúdio à decisão do Crea-SP
A Câmara Municipal de Olímpia aprovou, em maio último, moção de repúdio ao fechamento da Inspetoria Regional do Crea-SP em Araras. A atitude arbitrária partiu do presidente do Conselho, José Eduardo de Paula Alonso, que procedeu a votação pela extinção do órgão sem ampla discussão. Conseqüentemente, caso necessitem dos serviços do Crea, os profissionais e a comunidade local deverão dirigir-se a cidades vizinhas, o que lhes causará prejuízos financeiros e perda de tempo.


Mackenzie quer resgatar antigo aluno
Como parte do seu planejamento estratégico, a instituição desenvolveu o projeto “Para sempre Mackenzista”. O objetivo é consolidar o relacionamento entre os ex-alunos e os atuais discentes, professores, administradores e outros funcionários. E assim motivar os antigos estudantes a participarem ativamente das iniciativas do Mackenzie. Aos engenheiros interessados, que se graduaram por essa universidade, o primeiro passo é atualizar seu cadastro junto à escola.

Os antigos alunos poderão usufruir de uma série de benefícios, como o recebimento de publicações e agenda de eventos, convites para cursos e palestras, desconto de 15% na pós-graduação lato sensu, informações sobre promoções específicas em outros cursos (Centro de Línguas Mackenzie) e muito mais. Detalhes pelo telefone (11) 3236-8103.


Projeto ameaça alienar ações da Sabesp
O SEESP, juntamente com outras entidades, reivindicou, no final de maio, a retirada do regime de urgência do projeto de lei nº 410 e a realização de audiências públicas para discuti-lo. O pedido foi feito ao assessor especial do governador, Fernando Carvalho Braga. Porém, o Estado ainda não se posicionou sobre o assunto.

O PL nº 410 possibilita ao Executivo alienar 49% das ações da Sabesp. O Governo do Estado pretende dá-las como garantia ao BNDES para conseguir aporte de recursos ao Metrô e à CPTM. Tendo em vista a necessidade de universalização do acesso ao saneamento e os contingenciamentos impostos ao setor na última década, preocupa os técnicos a disponibilização do capital acionário.


Plano municipal ao setor
As entidades reivindicaram ainda a retirada do regime de urgência do PL nº 219. Esse institui o Sistema Municipal de Regulação dos Serviços Públicos de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário, bem como o Plano Municipal de Saneamento. A solicitação foi feita ao secretário municipal de governo, Rui Falcão. Ele comprometeu-se a iniciar um processo de discussão com as entidades para agregar suas contribuições ao projeto.


SEESP tem representante em Conselho de Campinas
No dia 4 de junho, o presidente da Delegacia do Sindicato na localidade, Rubens Lansac Patrão Filho, foi eleito membro titular do Conselho Municipal de Habitação de Campinas. Além do SEESP, ele passa a representar nesse espaço as demais entidades de arquitetura e engenharia da região.


Periculosidade na Emae
Está marcada para dia 15 de julho a audiência de julgamento do processo sobre o adicional de periculosidade aos trabalhadores da Emae. A data foi fixada pelo juiz Antonio José de Lima Fatia, presidente da 39ª Vara Federal do Trabalho de São Paulo.  

Texto anterior

JE 213