Engenheiro XXI

Energia solar – aquecimento ao alcance de todos

O alto custo para a geração de energia e o impacto ambiental dos diferentes meios de produção fazem com que pesquisadores do mundo todo busquem formas alternativas e regionalizadas para possibilitar a inclusão dos menos favorecidos. No Brasil, a SoSol (Sociedade do Sol) é um exemplo de atuação da comunidade científica na viabilização de meios de produção de energia limpa e barata.

Abrigada no Cietec (Centro Incubador de Empresas Tecnológicas), a ONG desenvolveu uma tecnologia simples de aquecedores solares, cujo custo dificilmente ultrapassa 10% do valor necessário para compor um equipamento tradicional. Segundo ressalta o seu presidente e coordenador de cursos, engenheiro Augustin T. Woelz, o ASBC (Aquecedor Solar de Baixo Custo) requer materiais simples e uma boa dose de empenho.

Para acelerar a disseminação de atitudes energéticas e ambientalmente corretas como essa, a SoSol oferece diversos cursos. Entre eles, o que disponibiliza conhecimento para a montagem e instalação de aquecedores solares de baixo custo. Os valores são subsidiados: R$ 90,00 para representantes de organismos sociais e R$ 120,00 para demais interessados. Os cursos são realizados no Ipen (Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares) a cada quinzena, sempre nas quintas e sextas-feiras. As próximas edições acontecem nos dias 7, 8, 21 e 22 de maio, das 10h às 18h.

Mais informações podem ser obtidas pelo site http://www.sociedadedosol.org.br, telefone: (11) 3039-8317 ou e-mail: info@sociedadedosol.org.br.

Texto anterior
Próximo texto

JE 210