País precisa dar destino a 27 mil toneladas de embalagens de agrotóxicos

Entre os graves problemas ambientais existentes no Brasil está o acúmulo de embalagens de agrotóxicos. Anualmente, são produzidas 27,7 mil toneladas desses  recipientes, que, quando esvaziados,  precisam de tratamento especial para evitar a contaminação do solo e da água.

O procedimento nesse caso é determinado pelo Decreto 4.074, de junho de 2002, que regulamenta a Lei 9.974/00. Pela legislação, o agricultor tem até um ano, a partir da data da compra, para devolver a embalagem ao local onde a adquiriu, depois de fazer a lavagem  tríplice ou sob pressão e furá-la para evitar reutilização. Os revendedores devem criar locais de distribuição para entrega. À indústria cabe recolhê-las e dar o destino final, que pode ser a reciclagem ou a incineração.  O poder público deve fiscalizar, licenciar e apoiar o processo educacional, sendo esse último extensivo aos canais de distribuição e à indústria.


Logística
Para pôr em prática as regras previstas, foi criado, em março de 2002, o Inpev (Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias). Segundo o engenheiro agrícola Mário Kazuchira Fujii, gerente de logística da organização, ela é mantida por 99,9% das indústrias de agrotóxicos do País. Sua função é retirar e dar destinação final às embalagens,  “com a visão de proteger o meio ambiente e a saúde humana”. Em 12 meses de trabalho, foram recolhidas 4,419 mil toneladas,  por 587 caminhões que percorreram 961 mil quilômetros de estradas. A meta para 2003 é retirar 9,5 mil toneladas de recipientes. Até 2006, pretende-se investir US$ 25 milhões no incremento do serviço.

O sistema Inpev compreende 153 unidades de recebimento. A expectativa é ter 291 em 2003. Para os próximos anos, a estimativa é que sejam necessários cerca de 400.


Negócio ecológico
Do total de embalagens geradas no País, 15,1 mil toneladas podem ser recicladas – 10,8 mil toneladas de Pead (Polietileno de Alta Densidade), 1,7 mil tonelada de Coex (Polietileno Co-Extrudado) e 2,5 mil toneladas de materiais metálicos. Atualmente, apenas 4,065 mil toneladas têm esse destino, mas os técnicos do Inpev prevêem que essa quantidade cresça. Além de uma opção de destinação final mais adequada ecologicamente  que a incineração, a transformação desses recipientes pode também ser um bom negócio.

É o que atesta a Dinoplast Indústria e Comércio de Plásticos Ltda., localizada na cidade paulista de Louveira. Segundo seu proprietário, Moacir Didone, graças ao apoio do Inpev, o faturamento deve aumentar e a empresa, preparando-se para a maior demanda, vem se expandindo há dois anos, com melhoria das instalações e ampliação da estação de tratamento de efluentes. O empreendimento existe desde 1984 e, até 1995, reciclava lixo urbano. Em 1996, passou a trabalhar com embalagens de agrotóxicos em parceria com a Andef (Associação Nacional de Defesa Vegetal). Acabou optando por reciclar o Pead e transformá-lo em conduítes para a construção civil. Nos últimos oito anos, produziu 144 mil quilômetros do material.

Para se conseguir um rolo de 50 metros de conduíte, com ¾ de bitola, são necessários 1.800 quilos de embalagens. Segundo Rogério Fernandes de Souza, gerente de desenvolvimento tecnológico e destinação final do Inpev, os conduítes são produzidos em duas cores (amarelo e preto), em quatro diâmetros e entram no mercado com preço competitivo e a mesma qualidade que os fabricados com matéria-prima. O produto é vendido na Capital a atacadistas, que o distribuem ao resto do País.  

A reciclagem, passo a passo

Na Dinoplast, as embalagens de Pead (Polietileno de Alta Densidade) são prensadas e armazenadas. Depois, na triagem, são separadas por cores: brancas e amarelas resultam em conduíte amarelo, as demais em preto. São acondicionadas em tambores, moídas e lavadas e caem num tanque de agitação com batedores para limpeza final. No aglutinador, o aquecimento retira totalmente a umidade, através de movimentos rotatórios de uma hélice. Na extrusora são derretidas e transformadas em tiras com diâmetro de um  lápis, passam a um tanque de resfriamento e são picotadas no granulador. Após isso, são  derretidas novamente e colocadas na  corrugadora para modelar o conduíte. A água usada é destinada à  estação de tratamento de efluentes. Fica num circuito fechado com 50 mil litros de água, passa por tratamento físico-químico para remover partículas em suspensão, por um filtro de areia e outro de carvão ativado, e vai para um tanque para reutilização.  Dois anos depois, a água saturada é posta num tanque de dez metros quadrados para evaporação por meio de placas de energia solar. Ao final, restam 2% de resíduos sólidos, que são separados para secagem e incineração.

Próximo texto

JE 210