Engenheiro XXI

Comunicação é mesmo a alma do negócio!

A Aberje (Associação Brasileira de Comunicação Empresarial) acaba de divulgar sua mais recente pesquisa sobre o segmento e confirmou, em números, que a comunicação é mesmo a alma de qualquer negócio, independentemente de seu tamanho. Portanto, um ponto a ser considerado seriamente pelos engenheiros que têm um empreendimento próprio.

A pesquisa coordenada ouviu os responsáveis pela comunicação em 100 das 500 maiores empresas em solo brasileiro. Juntas representam quase 20% do PIB nacional e respondem por aproximadamente 800 mil postos de trabalho, com faturamento de 2001 estimado em US$ 170 bilhões.

Segundo Paulo Nassar, presidente executivo da Aberje, escritor e mestre em Comunicação Organizacional pela ECA-USP, o trabalho traz novidades como a hegemônica presença feminina em postos de comando na comunicação interna: elas são 68%.

Uma questão que deve ser assimilada pelas organizações, ressalta Nassar, é que a comunicação interna tem seu custo e carece de investimentos. Ele lembra que as líderes de mercado, geralmente, são grandes comunicadoras. Um exemplo é o valor per capita investido pelas empresas brasileiras no setor: US$ 7/ano. Enquanto as concorrentes norte-americanas destinam cerca de US$ 640/ano.

Os veículos de comunicação adotados pelas entidades também evoluíram e intranet e e-mails surgem com destaque. Contudo, formas tradicionais como informativos impressos ainda estão no topo da lista. A pesquisa é rica e mostra que qualquer empresa deve adotar uma metodologia de comunicação interna que se adeque ao seu formato. Só não pode ignorar sua real necessidade e os benefícios incorporados à cadeia produtiva.

Para saber mais:
www.aberje.com.br
“A Comunicação na Pequena Empresa”, Ed. Globo, e “O que é Comunicação Empresarial”, Brasiliense, ambos de Paulo Nassar.

Texto anterior