Dicas para quem pretende se tornar um empreendedor

Lamentavelmente, 75% das micro e pequenas empresas fecham suas portas antes de completar cinco anos de existência. Uma vida curta para quem é responsável por sete em cada dez empregos gerados no País.

O Programa Engenheiro Empreendedor (www.seesp.org.br), mantido pelo SEESP,  presta assessoria aos profissionais para ajudá-los a escapar dessa cruel estatística. Nesta edição, o especialista em consultoria empresarial, Ricardo de Almeida Prado Xavier, dá algumas dicas adicionais valiosas.

O primeiro passo, ensina ele, é evitar o grande erro de quem se aventura em querer atuar em um negócio próprio em alguma área distante de suas experiências profissionais e de vida, partindo para as opções “que dão dinheiro”. O conselho é nunca fugir da seara que domina. “Você só pode vender aquilo que conhece”, salienta Prado Xavier.

Aos engenheiros, ele ressalta que o perfil geralmente muito técnico da categoria pode ser uma barreira na hora de lidar com os meandros do marketing. Uma saída é a conquista de sócios com essa habilidade.

Outra falta grave é acreditar que patrões trabalham menos. Segundo o analista, as responsabilidades do empresário são absolutamente superiores às dos empregados. Quem quiser montar seu próprio negócio pode se preparar para um comprometimento total, que não tem nada de “viagens durante a semana ou passeios em dias úteis”.

Outra falha típica é o futuro empreendedor freqüentar uma consultoria para abrir um negócio para a mulher ou filho. Apenas os envolvidos diretamente na proposta devem buscar as incubadoras, adverte Prado Xavier. Também é importante ter o aval da família para mudar de vida, já que a maioria quer contar com o apoio dos entes próximos na nova empreitada.

E, como em tudo, prudência e canja de galinha não fazem mal a ninguém: comece pequeno, não queira ser uma megaempresa logo no primeiro ano; nunca aplique todo o seu capital de uma só vez – faça um estágio mínimo de um mês em negócio similar ao que pretende abrir.

Texto anterior
Próximo texto

JE 199