Vox populi, vox Dei

O resultado do primeiro turno das eleições no Brasil, em 6 de outubro, trouxe consigo uma inesperada mensagem do povo brasileiro com relação a sua vontade de mudar a política e a vida em nosso País. Nada disso aconteceria hoje se não tivéssemos passado por um natural processo de democratização do País nos últimos 17 anos.

Não cabe aqui entrar no mérito das ações desse ou daquele Governo. O importante é perceber que o Brasil, apesar das dificuldades, sacramentou em definitivo a vigência da democracia, fortalecendo no povo o sentimento de cidadania e de garantia dos seus direitos individuais, conforme previsto na Constituição brasileira.

Distante das sombras da ditadura, o eleitorado brasileiro pôde ir às urnas e demonstrar a sua vontade de mudança. No caso, traduzida por um forte apelo em favor do crescimento econômico nacional, com a conseqüente criação de mais postos de trabalho.  Outro fato auspicioso foi o repúdio a representantes das velhas oligarquias conservadoras, embora tenha ocorrido a volta ao Congresso de personagens como Jader Barbalho, Antônio Carlos Magalhães e José Roberto Arruda.

Mais um sintoma positivo foi a redução do índice de brancos e nulos, que caíram dos 18%, em 1994 e 1998, para 10,4%. Isso apesar da provável dificuldade em se escolher seis candidatos numa única votação em urna eletrônica, equipamento com o qual boa parte do eleitorado não tem intimidade. Não obstante a taxa de abstenção tenha se mantido dentro dos já históricos 18%, o crescimento de votos válidos, sem dúvida, significa maior consciência e desejo de participar da tão falada festa da democracia.

O Sindicato dos Engenheiros espera ter colaborado com o sucesso dessas eleições, promovendo o “Ciclo de Debates – Eleições 2002”, que contou com a participação de candidatos a senador e governador. Agora, rumo ao segundo turno, fazemos um novo esforço nesse sentido e trazemos, nesta edição do JE, entrevistas com Luiz Inácio Lula da Silva e José Serra sobre questões cruciais para o engenheiro. Boa escolha.

Eng. Murilo Celso de Campos Pinheiro
Presidente

Texto anterior
Próximo texto

JE 199