O papel da imprensa independente

Em 1999, apresentamos o trabalho “Desenvolvimento e evolução econômica e sociopolítica do setor elétrico no novo cenário de competitividade”, no XV SNPTEE (Seminário Nacional de Produção e Transmissão de Energia Elétrica), realizado na cidade de Foz do Iguaçu – PR. Entre outros pontos, abordava o papel da mídia como instrumento legitimador da reformulação no setor, iniciada no Governo Collor e intensificada por Fernando Henrique Cardoso, que propiciou, entre outras, a privatização das empresas públicas. Além da entrega do patrimônio que pertencia a todos os brasileiros a preços significativamente subestimados, esse processo gerou aumento de tarifas e ajudou a produzir a crise que nos obrigou a um racionamento.

Nesse episódio, como em outros, os meios de comunicação comerciais, em sua maioria pertencentes a grandes conglomerados empresariais e comprometidos com os donos do poder, deixaram de desempenhar seu papel de bem informar e defender o interesse público. Se, durante a ditadura militar, o desafio era superar a censura à informação imposta pelo Estado, hoje a barreira é a repressão representada pelo poder econômico, até mais eficaz que aquela praticada nos anos de chumbo, pois a manipulação, a desinformação e a omissão são recursos que foram aprimorados.  Fica a pergunta: publicaria um jornal matéria crítica e isenta a respeito de um grande anunciante? Um exemplo dessa submissão da informação aos interesses comerciais é a mudança editorial do antigo Diário Popular após sua compra pelo Grupo Globo. Contudo, o problema também é similar em outros jornais e revistas de grande circulação.

A missão de transpor tais interesses ficou a cargo dos veículos independentes, ligados a organizações não-governamentais, movimentos sociais em geral, com destaque para os sindicatos. O jornalismo independente, que teve um reflorescimento com a Internet, torna-se cada vez mais imprescindível para que se possa buscar a informação isenta, especialmente em períodos eleitorais como o atual. 

Nessa categoria de informativos, destaca-se o Jornal do Engenheiro, publicado pelo SEESP: a seleção de temas é atual e satisfaz a necessidade e os interesses dos leitores; o conteúdo, redação e composição demonstram competência e profissionalismo. E, diferentemente do que ocorre com a chamada grande imprensa, conseguimos lê-lo na íntegra.  

Eng. Álvaro Martins
Diretor do SEESP

Texto anterior
Próximo texto

JE 195