POSSES NO INTERIOR

Chegaram ao fim as solenidades de posse das Delegacias Sindicais do SEESP. O presidente da entidade, Murilo Celso de Campos Pinheiro, e diretores estaduais integrantes da gestão 2001-2004 marcaram presença nas festividades, reiterando os desafios que terão pela frente, sob a bandeira “Trabalho-Integração-Compromisso”. Veja os eventos de  novembro e dezembro.

Piracicaba
Em 22 de novembro, aconteceu a posse da diretoria na churrascaria Monte Sul, com a presença de 400 convidados. Entre eles, José Machado, prefeito da cidade; Antônio Oswaldo Storel, presidente da Câmara Municipal; Antonio Carlos de Mendes Thame, secretário estadual de Recursos Hídricos, Saneamento e Obras; João Manoel Santos, vereador, que entregou Moção de Aplausos ao presidente da Delegacia Sindical local; Henrique Zago, delegado seccional; Hans Eckert e Pedro Cruz, diretores do Ciesp; Marco Carnio, diretor da PUC-Campinas; os presidentes das associações de Engenheiros e Arquitetos Carlos Consolmagno (Piracicaba), Ângelo Petto Neto (Limeira), Wilson Dias (Sumaré) e Oscar E. Ruegger Neto (Araras), além de Levi Montebello (Engenheiros Agrônomos do Estado de São Paulo). Os presentes foram recepcionados com jantar.

Ao discursar, o presidente Walter Antonio Becari defendeu o fortalecimento da engenharia, a busca permanente de negociações com sindicatos patronais da região e aliança com os representantes de outras categorias, a melhoria das condições e ambiente de trabalho. Propôs ainda ações que visem oportunidades de emprego e renda.

Baixada Santista
Reunindo mais de 400 pessoas no auditório Don Davi Picão da Universidade Católica de Santos, os diretores foram empossados no dia 23 de novembro.  Entre as autoridades presentes, estavam João Paulo T. Papa, prefeito em exercício de Santos; Raul Cristiano de O. Sanches, representando o ministro da Educação, Paulo Renato de Souza; Francisco Prado de O. Ribeiro, reitor da UniSantos e secretário estadual da Habitação, representando o governador Geraldo Alckmin; Maria Lúcia Prandi e Mariângela Duarte, deputadas estaduais; José Antônio M. de Almeida, presidente da Câmara de Santos; Telma de Souza, deputada federal; Wilson Lang, presidente do Confea; Neuza M. Trauzzola, conselheira federal; e João Batista S. de Oliva, representando o presidente do Crea-SP, José Eduardo de P. Alonso. A festa contou com apresentação do Coral da Codesp e jantar.

Newton Guenaga, presidente da Delegacia, enalteceu a participação do Interior na representatividade do SEESP e estimulou a troca de experiências e informações para a unidade da categoria e o crescimento da entidade. No evento, foi assinado convênio entre o SEESP e a UniSantos. O esforço visa a melhoria da qualidade de vida das pessoas por meio do conhecimento tecnológico que os engenheiros têm a oferecer, assim como a reciclagem desses profissionais.

Botucatu
Com 140 convidados, a festa ocorreu no dia 30 de novembro, no Rotary Clube local. Celebridades marcaram presença, entre elas Márcia Rosatto, representando o prefeito Mário Ielo; Antonio Luiz Caldas Junior, presidente da Câmara Municipal local; Rogério Antiga, representando o deputado estadual Milton Flávio; Alfredo Chaguri Junior, representando o secretário estadual da Agricultura, João Carlos de S. Meireles; João Paulo Cosmiscas, superintendente da Unidade de Negócios do Meio Tietê-Sabesp; Nelson S. Lara, representando o presidente do Crea-SP, José Eduardo de Paula Alonso; José Paulo Dalfarra, representando a Associação de Engenharia de Botucatu; e Sérgio Campos, representando o presidente da Associação dos Engenheiros e Arquitetos de São Paulo. Aos presentes, foi oferecido jantar com música ao vivo.

Nivaldo José Cruz, presidente da Delegacia, falou sobre os 67 anos do SEESP, relatou sua trajetória desde 1934 e a mudança a partir de 1980. Lendo a Carta de São Pedro, afirmou: “Foi o momento mais marcante da luta do SEESP, num grande movimento pela preservação da democracia, pela defesa dos direitos constituídos, demonstrado pelo I Congresso Estadual Trabalho, Integração e Compromisso realizado pelo Sindicato.”

Araçatuba
A posse festiva aconteceu em 6 de dezembro, na sede da Delegacia Sindical do SEESP. Estavam presentes 165 pessoas, entre personalidades como Jorge Maluly Neto, prefeito da cidade; José Luiz Fares e Constantino Alexandre Vourlis, respectivamente ex-presidente e atual da Aean (Associação dos Engenheiros e Arquitetos da Alta Noroeste); José Eduardo de Paula Alonso, presidente do Crea-SP; e Antonio Carlos de Mendes Thame, secretário estadual de Recursos Hídricos, Saneamento e Obras. Após a solenidade, foram servidos coquetel e jantar.

José Maria Morandini Paoliello, presidente da Delegacia, em sua preleção, falou da importância da integração das entidades da área tecnológica em Araçatuba (SEESP, Aean, Inspetoria Executiva do Crea-SP e Associação dos Agrônomos do Oeste Paulista), que mantêm sua sede conjuntamente. Ressaltou ainda a fundamentação que vincula as obrigações dessas, tais como a necessidade de envolvimento com a comunidade e as questões sociais, o compromisso com o movimento associativo e sua essência, algo inerente às entidades que congregam um número representativo de filiados.

Grande ABC
Em 8 de dezembro, foi comemorada a posse da diretoria e o Dia do Engenheiro, Arquiteto e Agrônomo. Na ocasião, foram homenageados o eng. Armando Maria Laganá e o arq. Otávio Manente. A festa ocorreu na AEA-ABC (Associação dos Engenheiros e Arquitetos), pro­motora do evento em conjunto com o SEESP, as AEAs de Ribeirão Pires e de São Bernardo do Campo e a Aeasp. Em meio a 230 pessoas, estavam personalidades como o secretário estadual Antonio Carlos de Mendes Thame (Recursos Hídricos, Saneamento e Obras); Ubirajara T. Felix, diretor de Engenharia e Obras do Daee; Maria Inês S. Freire e Douglas C. de Fonseca, prefeita e secretário de Obras e Serviços Municipais de Ribeirão Pires; Ademir Silvestre e Carlos R. Maciel, respectivamente assessor do prefeito de São Bernardo do Campo, Mauricio Soares, e secretário de Assuntos Jurídicos dessa cidade; Carlos Augusto A. dos Santos, presidente da Câmara Municipal de Santo André; e os conselheiros federais Neuza Trauzzola e Antônio S. Liporoni, esse representando o presidente da entidade. Ao final, aconteceu jantar dançante.

“Temos pela frente nessa gestão três anos de trabalho árduo, nem sempre reconhecido pela mídia”, afirmou o  presidente da Delegacia, Sérgio Scuotto, para quem a atividade é desenvolvida “por gente com ideal na vida, que não espera recompensa material”. Ao encerrar, assegurou que os diretores trabalharão unidos, enfrentando os problemas da região do Grande ABC e do País.

Volta