15ª EDIÇÃO DO PRÊMIO PERSONALIDADE DA TECNOLOGIA 
MARCA DIA DO ENGENHEIRO

Em 2001, as comemorações do Dia do Engenheiro — 11 de dezembro — aconteceram no SEESP no dia 14, com a participação de aproximadamente 200 convidados.Em sua 15ª edição, o prêmio Personalidade da Tecnologia foi o ponto alto do evento. Foram agraciados seis profissionais de destaque.

A homenagem foi criada em 1987, juntamente com o Conselho Tecnológico do SEESP. A idéia era premiar uma concepção de desenvolvimento socialmente justo e de inserção tecnológica.  À exceção da categoria “Valorização Profissional”, os setores escolhidos têm variado de acordo com as tendências tecnológicas e o contexto político e econômico de cada período.

Escolha difícil
Após a apresentação do Coral da Cesp, o presidente do SEESP, Murilo Celso de Campos Pinheiro, abriu a cerimônia de entrega, lembrando a importância da escolha dos homenageados. “Discutimos ao longo do ano com muito zelo, com os olhos voltados a buscar o profissional que faz um grande trabalho na sociedade. Eleger esses nomes não é uma tarefa fácil, posto que são muitos a contribuírem para que possamos dar um passo à frente. São homens e mulheres que superam os obstáculos com coragem e criatividade e avançam rumo ao futuro e a uma vida melhor para a sociedade em que vivem”, afirmou.

Na mesma linha, o coordenador do Conselho Tecnológico e vice-presidente do Sindicato, Paulo Tromboni de Souza Nascimento, ressaltou o valor dos premiados em 2001. “A essência do processo de escolha é o mérito do indivíduo e da área que representa. Com isso, a cada ano reforça-se a perspectiva da construção de um futuro melhor.”  Ele destacou ainda a contribuição dos engenheiros Demóstenes Barbosa da Silva, vice-presidente da Companhia de Geração de Energia Elétrica Tietê, Ary Plonsk, do IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas) e Hélio Guerra, do Instituto de Engenharia, que com­puseram, juntamente com a Diretoria Executiva do SEESP, a comissão julgadora responsável pela seleção final dos indicados ao longo do ano.

Ao receberem o troféu e uma placa das mãos de dirigentes e ex-premiados, os agraciados deste ano foram unânimes em afirmar que a homenagem configura-se em importante reconhecimento de seu trabalho e um estímulo a que esse tenha continuidade. João Fernando Gomes de Oliveira recebeu também o prêmio Janus, concedido pela Escola de Engenharia de São Carlos (USP). Impossibilitados de comparecer, Jorge Wilheim e Isaías de Carvalho Macedo foram representados por Ivan Carlos Maglio (Secretaria de Planejamento Urbano) e Luís Augusto Barbosa Cortez (Núcleo de Planejamento Energético da Unicamp).

CONHEÇA OS HOMENAGEADOS EM 2001

Isaías de Carvalho Macedo
Aprov. Energético da Biomassa

Engenheiro mecânico (ITA, 1967), mestre em Ciências e Eng. Mecânica (ITA,1969) e PhD em Eng. Mecânica  (Universidade de Michigan,1971). Atual assessor da Reitoria da Unicamp, realiza atividades no ensino de engenharia e na pesquisa e desenvolvimento em tecnologia de energia. Recebeu o First EUBIA Award da European Biomass Industry Associa­tion pela atuação no avanço tecnológico da indústria de produção e uso da biomassa (Sevilha, 2000).

João Fernando Gomes de Oliveira
Inovação Tecnológica

Professor titular do Depto. de Engenharia Mecânica da USP de São Carlos, graduado (1978) e doutorado (1988) pela mesma instituição; foi professor visitante da Universidade da Califórnia. Destaque no cenário da ciência e tecnologia, entre suas realizações mais relevantes está o Projeto Instituto Fábrica do Milênio.

Wilson Vicente Ruggiero
Redes de Telecomunicações

Diretor-presidente da Scopus Tecnologia, onde desenvolveu sistemas transacionais seguros. Engenheiro eletricista (USP, 1971), mestre em Eng. Elétrica (USP, 1975) e PhD em Ciência da Computação (Universidade da Califórnia, 1978). É professor assistente-doutor do Depto. de Computação e Sistemas Digitais e diretor técnico do Laboratório de Arquitetura e Redes de Computadores da USP.

Fábio Luís de Oliveira Rosa
Eletrificação Rural
Engenheiro agrônomo (UFRGS, 1982), atua no crescimento sustentável, utilização da energia no desenvolvimento rural e agroecologia. Criou projetos de eletrificação rural e técnicas no campo que propiciaram avanços na situação social, econômica e ambiental. É fundador e presidente do Ideaas (Instituto para o Desenvolvimento das Energias Alternativas e da Auto-Sustentabilidade).

Jorge Wilheim
Planejamento Urbano
Arquiteto (Mackenzie,1952),  desenvolveu inúmeros projetos, entre eles o Parque Anhembi. Exerceu cargos públicos no Brasil e teve papel de destaque na ONU. Como secretário geral adjunto, realizou a Conferência Habitat 2 de Istambul (1996) e foi o responsável pelo capítulo sobre questões urbanas no Relatório das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Humano (1998). É membro do Instituto de Estudos Avançados da USP e presidente do Conselho Administrativo da Fundação Bienal (2000-2003).

José Walter Merlo
Valorização Profissional
Engenheiro eletricista (USP, 1962), é consultor na área energética, diretor do Instituto de Engenharia e presidente da Associação dos Aposentados da Fundação Cesp. Atuou como engenheiro da Cesp de 1963 a 1988. Assumiu ainda os cargos de vice-presidente executivo da Cesp, presidente da Eletropaulo e da Finep, diretor de Obras da Emurb e assessor do Ministério de Minas e Energia.

Embaixador fala no SEESP sobre comércio mundial

Como parte das comemorações do Dia do Engenheiro, aconteceu também no dia 14 a palestra do embaixador Luiz Felipe de Seixas Corrêa. Em 2002, ele assume a chefia da delegação brasileira em Genebra, tomando parte assim das negociações da OMC (Organização Mundial do Comércio) e será ainda o representante do Brasil na OIT (Organização Internacional do Trabalho).

Convidado pelo presidente do SEESP a visitar a entidade quando ambos participaram, em outubro último, do debate sobre a Alca (Área de Livre Comércio das Américas) promovido pela Câmara dos Deputados, Corrêa falou sobre o andamento das negociações da OMC. “Naquela ocasião, fiquei muito impressionado pelo grau de interesse e pela manifestação densa e rica feita pelo eng. Murilo. Desde então, aconteceu a reunião da OMC em Doha, no Qatar, que foi bem-sucedida e gerou desdobramentos”, afirmou o embaixador.

A reunião de Doha programou uma rodada de negociação da OMC que terá início em 28 de janeiro de 2002, estendendo-se até 2005, com o objetivo de abrir as fronteiras no mundo e finalmente definir as regras para a chamada globalização econômica. Segundo o embaixador, um primeiro benefício dessa situação é o fato de propiciar uma desaceleração em relação à Alca, que os Estados Unidos vinham tentando apressar em condições bastante desfavoráveis ao Brasil.

Na opinião de Corrêa, é fundamental que o País participe ativamente desse processo. “Isso será definitivo para dar a medida da inserção brasileira no mercado internacional. Nós enfrentamos muitas barreiras, precisamos derrubá-las.”

Os dirigentes do SEESP presentes à discussão lembraram a importância de assegurar a representatividade dos trabalhadores, assim como a defesa dos interesses dos cidadãos e não só das corporações. O embaixador também foi alertado sobre os riscos da aprovação do Projeto de Lei 5.483/01, que altera o artigo 618 da CLT. A mudança não só ameaça direitos conquistados pelos trabalhadores há décadas, como rompe com convenções da OIT, assinadas pelo Brasil.

Volta