ENCONTROS REGIONAIS DÃO PRIMEIROS FRUTOS

Os encontros regionais ocorridos em Taubaté (6/10), Campinas (20/10) e Barretos (27/10) já deram uma amostra clara sobre quão importante é para o SEESP a realização de eventos que aproximem as lideranças dirigentes do Sindicato na busca de objetivos comuns, previstos no programa de trabalho da gestão Trabalho–Integração–Compromisso.

O programa de gestão, que abrange uma gama de temas para serem discutidos e trabalhados, inclui ação sindical, mercado de trabalho, relações políticas e institucionais, prestação de serviços, ações administrativas e outros, que juntos representam uma pauta permanente para discussões, análises, decisões, planejamento e definições de objetivos e metas da diretoria a serem alcançados. Como não é possível realizarmos tudo ao mesmo tempo, necessitamos estabelecer uma estratégia de consenso para o planejamento de nossas próximas ações.

Daí a importância das reuniões em pontos estratégicos do Estado. Por exemplo, em Taubaté, decidiu-se pela realização de um seminário que discutirá a necessidade da instituição da Região Metropolitana do Vale do Paraíba, abordando principalmente os problemas ambientais locais.

No evento de Campinas, merece destaque o convênio com a Unicamp sobre cooperação técnica para o desenvolvimento profissional de engenheiros. O convênio aborda treinamento e capacitação, além de um curso de inglês via Internet, voltado para interpretação de textos técnicos. Outra menção fica para o início de tratativas junto à Prefeitura do Município para assinatura de convênio referente ao Promore (Programa de Moradia Econômica). Em Barretos, prioridade foi dada a iniciativas de visitas às universidades e empresas da região. Quanto aos demais encontros já programados e que se estenderão até novembro próximo, nas cidades de Bauru e Santos, seguramente terão também resultados excepcionais, pois o trabalho de organização dessa rodada de encontros tem sido de alto nível.

De qualquer forma, e apesar do sucesso que estamos obtendo com os encontros, graças ao esforço dos nossos dirigentes, é importante lembrar que os eventos promovidos pelo SEESP devem ser planejados de modo a atingir objetivos previamente definidos. Os resultados alcançados precisam representar um incremento de progresso e de auto-sustentação na evolução da nossa entidade.

A sensibilidade e a percepção serão os nossos termômetros de planejamento.  Diferenças regionais e contextos político-sociais locais que individualizam algumas delegacias do SEESP serão motivo de avaliação, objetivando adequações para todos os eventos futuros. O nosso crescimento como dirigentes, embasado nos resultados dos encontros regionais, realimentará o planejamento dos meios de expansão do quadro de associados e a conseqüente consolidação da credibilidade que almejamos garantir ao SEESP.  

Eng. Murilo Celso de Campos Pinheiro
Presidente

Volta