ENGENHEIRO XXI:

SEMANA DE ENGENHARIA DA UNISANTOS ENFOCA PROFISSIONAIS

A  Faculdade de Engenharia da UniSantos (Universidade Católica de Santos) realiza, entre os dias 28 deste mês e 5 de outubro próximo, a IV Semana de Engenharia com o tema Encontro Metropolitano de Engenharia, que tem apoio do SEESP. Para saber mais sobre o evento, o JE entrevistou o coordenador geral do encontro, eng. Adilson Luiz Gonçalves.  

Por que o tema Encontro Metropolitano de Engenharia?
A Semana de Engenharia contará com a participação de pessoas ligadas a importantes realizadores, desde o Governo do Estado até empresas, passando por entidades como SEESP, USP e Sebrae, além de representantes das administrações de nove municípios da Baixada, que discutirão questões comuns. Tem enfoque social, não apenas acadêmico.  

A comunidade estudantil é o principal público-alvo?
É vital a presença dos estudantes para conhecerem normatização profissional e perspectivas acadêmicas. Mas uma das principais provocações do debate se volta aos profissionais, no sentido de sabermos porque um país carente estruturalmente como o nosso e ávido de desenvolvimento não tem na Engenharia Civil um de seus principais fomentadores sociais.  

E por quê?
Porque falta união. Nossos profissionais são amplamente especializados enquanto equipe, mas não há união enquanto categoria. Não somos como advogados ou médicos. O engenheiro ainda não se deu conta de que falar em desenvolvimento social, meio ambiente e qualidade de vida é falar em engenharia e em seus profissionais. Somos parte importantíssima desse processo. E isso discutiremos no encontro com entidades absolutamente credenciadas em cada área.  

Cite algumas temáticas a serem abordadas.
Serão enfocadas novas tecnologias em telecomunicações, hipercomputação, concreto de alto desempenho, gestão ambiental, energia, automação de sistemas, inteligência artificial e outros, por expoentes acadêmicos, empresariais e governamentais.

Confira toda a programação e agenda na página do evento:
www.unisantos.br/eventos/semanadeengenharia
As inscrições podem ser feitas até 28 de setembro e maiores informações 
são oferecidas na UniSantos pelo telefone (13) 3205-5514.

Volta