INTEGRAÇÃO–TRABALHO–COMPROMISSO ASSUME DIREÇÃO DO SEESP

Tomou posse, em 21 de agosto, a nova diretoria do SEESP, que comandará a entidade durante o triênio 2001-2004. Composta por cerca de 400 dirigentes em todo o Estado (veja a relação completa nesta página), a equipe tem à frente como presidente o engenheiro Murilo Celso de Campos Pinheiro, que foi vice na gestão 1998-2001. A chapa havia sido eleita em junho, entre os dias 19 e 28, quando ocorreu o pleito, marcado pela inovação do voto pela Internet.

Durante a transmissão do cargo, o ex-presidente Paulo Tromboni de Souza Nascimento ressaltou o grande desafio representado pela missão assumida por Murilo. O SEESP representa hoje quase 200 mil engenheiros em todo o Estado e conta com mais de 30 mil sócios, estando organizado em 25 delegacias sindicais, distribuídas pelo Estado, além da sede na Capital. Todos os anos negocia e assina dezenas de convenções e acordos coletivos de trabalho com empresas e sindicatos patronais e mantém relações com uma ampla rede de articulação política com entidades da Engenharia, de outros setores profissionais da sociedade civil e organizações não-governamentais.

Ultrapassando a rotina de defesa dos interesses profissionais da categoria, o Sindicato enfrenta ainda uma série de batalhas também em prol do Estado e do País.  Um exemplo recente foi a luta para impedir a privatização da Cesp-Paraná, o que certamente significaria prejuízos ao cidadão paulista e agravaria ainda mais a crise energética.

Salientando o papel de Murilo durante a última gestão, Tromboni lembrou a trajetória de crescimento que marca o SEESP desde 1978, quando teve origem o Movimento Renovação e estabeleceu-se “uma força coletiva organizada”. “A entidade converteu-se numa poderosa rede de articulação, dando sustentação às nossas iniciativas para interferir em diversas questões nos planos estadual, nacional e até internacional.”

Linha de atuação
Emocionado e falando a um auditório repleto, Murilo agradeceu a presença maciça e assegurou que fará um trabalho democrático, transparente e espelhado no que foi realizado por Tromboni e pelos demais ex-presidentes do SEESP. “Juntos, formaremos um Sindicato forte, alegre, com trabalho, integração e compromisso.” Ele destacou o papel dos dirigentes empossados e afirmou contar com “apoio, lealdade e engajamento de todos para que essa gestão seja bem-sucedida”. Fiel a esse comando, o engenheiro Flávio Brízida, eleito 2º tesoureiro, reiterou sua condição de colaborador, desejando que o líder da chapa “continue a ser iluminado e mantenha seu potencial criativo e administrativo”.

Durante a posse, Murilo lembrou que as ações do SEESP serão norteadas pelo programa de gestão eleito pela categoria, que tem as seguintes diretrizes: Ação Sindical, Mercado de Trabalho, Relações Institucionais e Políticas, Centro de Referência de Estudos e Políticas na Área de Engenharia, Prestação de Serviços e Benefícios, Ações Administrativas e Recursos. Ele destacou o trabalho junto às universidades e o papel das delegacias sindicais e do Conselho Tecnológico, que estará a cargo de Tromboni. E, em primeira mão, anunciou que será lançado pelo Sindicato o Portal da Engenharia, que oferecerá ao associado acesso à Internet a preços significativamente menores que os cobrados no mercado, além de conteúdo e serviços especificamente voltados à categoria.

O plano de trabalho que concretizará todas essas idéias seria desenhado durante o I Congresso Estadual Trabalho–Integração–Compromisso, realizado entre 31 de agosto e 2 de setembro, na cidade de São Pedro. O resultado do encontro será divulgado na próxima edição do Jornal do Engenheiro.

Delegados sindicais na Sabesp
Também com mandato até agosto de 2004, foram empossados 36 delegados sindicais do SEESP na Sabesp, eleitos pelos engenheiros da empresa entre os dias 13 e 17 de agosto. Segundo Mário Pero Tinoco, escolhido para representá-los na solenidade, será fundamental o apoio do SEESP à ação desses representantes junto à empresa. “Principalmente agora que teremos uma gestão dificílima, com a possibilidade da privatização do Saneamento”, afirmou, referindo-se ao Projeto de Lei 4.147, que traça as diretrizes para o setor (leia artigo sobre o tema). “Espero que possamos brigar e fazer do SEESP o melhor dos sindicatos. Unidos, venceremos”, assegurou.

Volta