COMEÇAR DE NOVO

A história do Sindicato dos Engenheiros no Estado de São Paulo é o exemplo típico de um processo evolutivo e organizado de renovação. Este é o momento de abrirmos o coração para todos aqueles que, direta ou indiretamente, colaboraram  para que chegássemos onde estamos hoje: à Presidência do SEESP.

Imagino que um número significativo de amigos engenheiros, técnicos e tantos outros profissionais e colaboradores, ligados ou não ao Sindicato, conhece o caminho que trilhamos para aqui estar, no centro das decisões que norteiam e interferem na vida de tantos profissionais.

Por outro lado, sentimo-nos preocupados ao constatar que somos ainda uma coletividade ínfima, diante de um universo de engenheiros empregados e desempregados que não estão formalmente vinculados ao nosso Sindicato, mas que felizmente não são discriminados ao dividir conosco o fruto do nosso trabalho e conquistas.

Apesar das dificuldades estruturais e conjunturais que o País atravessa, nada tem desestabilizado o Sindicato dos Engenheiros. Ele continua cumprindo a sua missão institucional  perante a sociedade, preservando e evoluindo com o seu patrimônio humano e material, e se mantendo organizado, atendendo a sua comunidade. Está pronto a dar o próximo salto de qualidade rumo ao futuro.

Existe, entretanto, algo que precisa ser compreendido por todos os engenheiros e principalmente por nossos dirigentes sindicais, que diz respeito à percepção de como se dará, daqui para a frente, a relação entre o nosso Sindicato e o empresariado privado e estatal, que se insere num desconhecido e enigmático contexto de mercados e interesses globalizados supercompetitivos. É claro que as lutas sindicais continuarão existindo, porém a forma de se “jogar tal jogo” deverá evoluir e se adaptar ao novo ambiente.

E quais serão os desafios que nos farão evoluir? Esses deverão se materializar com o andamento de iniciativas da gestão que já terminou e prosseguirão com o ousado programa de trabalho proposto por essa nova gestão, que se espelhará  na bandeira Trabalho–Integração–Compromisso. Esse programa, abrangendo o período 2001-2004, deverá abrir novos espaços para que todos os engenheiros no Estado de São Paulo tenham a oportunidade de perceber a importância de estar vinculados a sua entidade representativa, que avança a passos largos para uma nova postura na prática sindical. Será nesse novo contexto que deverá surgir uma nova consciência coletiva entre os engenheiros, que apoiarão reivindicações profissionalmente negociadas, evitando-se assim o desconforto das crises e radicalizações. Obter ganhos será cada vez mais difícil daqui para a frente. Motivo pelo qual o universo de reivindicantes necessita crescer e se manter unido, urgentemente.

O programa de trabalho do SEESP, proposto por essa nova gestão, tem também a pretensão de ampliar a visão e os espaços para as ações dos nossos dirigentes sindicais já empossados, que, como eu, querem evoluir, crescer e se modernizar. O resultado desse trabalho será atrair ao Sindicato a maturidade técnica, política e cidadã da eclética categoria dos engenheiros de São Paulo.

Trabalho, Integração e Compromisso contempla a importância da existência no nosso Sindicato de uma equipe administrativa ágil, competente e eficaz, pois ela, somada à infra-estrutura material disponível, será o meio com o qual os novos dirigentes trabalharão para o cumprimento dos nossos compromissos.

Para finalizar, é bom lembrar que não inventaram ainda uma varinha mágica para se fabricar o sucesso. Tudo deverá  acontecer em meio a muita dedicação, planejamento, diálogo e respeito ao próximo. Os engenheiros do Estado de São Paulo deverão perceber esse sinal que estamos fazendo, pois esperamos sinceramente que venham conscientemente para essa trincheira. Ser engenheiro significa aceitar desafios, seja como técnico ou como cidadão, pois só quem já lutou em busca de um futuro promissor sabe que a vida é assim... Temos sempre que  começar de novo.

É com satisfação que fazemos um agradecimento especial ao eng. Paulo Tromboni pelo seu trabalho e dedicação prestados ao SEESP na sua gestão. Temos a certeza que a sua liderança junto ao Conselho Tecnológico, o qual agora comandará, será mais um belo desafio onde produzirá novos frutos, abrindo novos horizontes para a nossa instituição e a todos profissionais que vivem da Engenharia.

Eng. Murilo Celso de Campos Pinheiro

Volta