WOHLERS PREVÊ CONTENÇÃO 
PARA MERCADO DE TELEFONIA

As telecomunicações tornaram-se fundamentais na economia contemporânea. 
Para que países, empresas e grupos interajam, é vital que uma eficiente e bem-estruturada teia de comunicações se estabeleça. Por isso mesmo, os profissionais dessa área vêm merecendo atenção destacada. Sobre esse atrativo mercado, JE entrevistou Márcio Wohlers, engenheiro elétrico especializado em economia das telecomunicações e professor da Unicamp.


Como está o mercado das telecomunicações para engenheiros?
Esse segmento ainda tem muita necessidade de profissionais especializados em economia e administração. Contudo, é um setor que já começa a dar sinais de recessão, inclusive com algumas demissões. Houve um bom momento entre 1999 e 2001. Até então, havia uma demanda por profissionais que a oferta não cobria. Agora, as empresas começam a atingir as metas de universalização propostas e,  para que as operadoras avancem mais, é preciso que antecipem as metas de 2003. O que significa que terminaram os grandes ciclos de investimentos.


E qual o caminho para quem pretende ingressar nesse mercado ou especializar-se?
O mercado em 2002 deve ficar ainda mais seletivo, já que saímos de um superaquecimento para o início da contenção. Nessa conjuntura, um MBA em telecomunicações é extremamente indicado.

O profissional precisa deixar de ser apenas um usuário inteligente da Internet, para vê-la como uma importante ferramenta no ganho de produtividade, graças às suas novas aplicações, principalmente entre pequenas e médias empresas.

Com o aumento do acesso à banda larga, surge, também, uma reorganização corporativa, com crescente tendência a novas formas de trabalho.


E suas dicas?
Ter boas formação e especialização, olhos sempre atentos às inovações e manter leitura assídua das publicações específicas.

Volta