CONSELHO EDITORIAL IMPRIME AVANÇOS
À COMUNICAÇÃO COM A CATEGORIA

No início da gestão que se encerra no próximo dia 20, recebi do atual presidente, Paulo Tromboni, o convite para coordenar o Conselho Editorial deste informativo, que havia sido composto com o desafio de tornar o Jornal do Engenheiro concretamente um meio de comunicação com a categoria. Para tanto, deveria, além de divulgar as ati­vidades do SEESP, discutir os temas de in­teresse geral com o enfoque do engenheiro ou da profissão. Ao encerrar este período, é oportuno fazer um balanço das transfor­mações implementadas e propor aos leitores a avaliação dessas mudanças.

Convidar membros da Diretoria Estadual e representantes de todas as Delegacias Sindicais para integrar o Conselho foi a primeira iniciativa, visando trazer para o jornal os anseios dos diversos setores e regiões. Apesar das distâncias que dificultam a participação assídua, muitas das Delegacias se envolveram, enviando sugestões, e tivemos a presença constante da Baixada Santista, de Campinas, do ABC e de Bauru. A participação do asses­sor João Guilherme Vargas Neto, com sua lar­ga experiência, foi de fundamental importân­cia para nossos objetivos.

A regularidade das reuniões, só compara­da à da Diretoria Executiva, possibilitou um planejamento constante das pautas, de forma que, mesmo com a limitação física de nossa publicação, nunca deixamos de lado uma sugestão editorialmente possível. As críticas e sugestões foram extremamente úteis para o aprimoramento constante, cujo resultado, após 44 edições, é visível.

Uma mudança importante foi a reformu­lação do projeto gráfico, que tornou o JE mais atraente e convidativo à leitura. A mes­ma preocupação esteve presente nas refor­mulações do conteúdo, com a criação de no­vas seções (“Vão livre”, “Dia-a-dia” e “En­genheiro XXI”, por exemplo), que vêm mere­cendo crescente atenção dos nossos leitores.

Outra medida importante foi garantir a regularidade e pontualidade do JE e, poste­riormente, o aumento de sua freqüên­cia para quinzenal. Além de tor­ná-lo mais dinâmico, a alteração possibilitou a comercialização de publicidade, que vem contribuindo, ainda que modestamente, para a cobertura dos custos do jornal. Ressalte-se que esse crescimento aconteceu sem qual­quer ampliação do Departamento de Im­prensa, demonstrando a competência do nosso quadro de funcionários.

Em 2000, ao receberem o boleto da GRCS, os engenheiros de todo o Estado tiveram a oportunidade de solicitar a assina­tura do JE, mesmo não sendo sócios. A iniciativa foi um sucesso e ampliamos a distribuição, com a duplicação da tiragem das edições.

O Conselho Editorial também colocou o SEESP Internet, colaborando com suges­tões à elaboração da nossa página. Como últi­ma atividade nessa gestão, está prepa­rando um jornal eletrônico, que terá a inser­ção direta de notícias por colaboradores em todos os pontos do Estado. Tendo em vista os frutos até aqui colhidos, esse é um órgão que só tem a prosperar.

Eng. Maria Célia Ribeiro Sapucahy
Diretora 1ª secretária e coordenadora