CINCO SÉCULOS NA BAIXADA RETRATADOS EM LIVRO

Reconstituir a história da Engenharia e Arquitetura da Baixada Santista desde 1502, quando a região teve seus primeiros ocupantes, até os dias atuais foi o objetivo da Aeas (Associação de Engenheiros e Arquitetos de Santos) ao lançar o livro “Presença da Engenharia e Arquitetura – Baixada Santista”, em 15 de maio último. A obra, embora apresentada ao público já fora do período definido para as festividades relativas aos 500 anos do Descobrimento do Brasil – entre abril de 2000 e abril de 2001 –, integrou as comemorações. “Em março, estávamos prontos para efetuar o lançamento, mas com o falecimento do governador Mário Covas, que inclusive era sócio da Aeas, suspendemos tudo”, contou o presidente da associação, Marcio Borchia Nacif.

A idéia de retratar a história da Engenharia e Arquitetura da Baixada Santista surgiu com o recebimento pela Aeas de uma carta enviada pela Secretaria Municipal de Cultura da cidade, que visava a captação de interessados em fomentar as comemorações. “Dispunhamos de verba para realizar exposição fotográfica e começamos a fazer o trabalho de iconografia”, relatou Borchia. O registro de construções dos cinco séculos, desde a colonização do Brasil, pelo engenheiro Alfredo Gastoni Tisi Neto, filiado à Aeas, culminou não apenas com uma mostra itinerante, apresentada na cidade de Santos no início de 2000 em três locais. Resultou também no interesse por parte da Empresa das Artes – Nobel Editora de publicar um livro e de duas empresas em patrociná-lo: a Debis humaitá It Services Latin America e a Copebrás. Beneficiando-se da Lei Rouanet de Incentivo à Cultura, ambas companhias financiaram integralmente a produção, destinando para tanto R$ 190 mil.

Obra inédita
Fruto do trabalho fotográfico feito por Gastoni e de pesquisa e texto pela professora Wilma Therezinha Fernandes de Andrade, a publicação, com apurada qualidade gráfica e editorial, reúne, em 144 páginas coloridas, 258 imagens, oito tópicos e seis capítulos, acervo sobre as edificações mais representativas do desenvolvi­mento da região durante os cinco séculos. Entre elas, o terceiro engenho do Brasil, o São Jorge dos Erasmos, do início da década de 1530, e a estação São Paulo Railway, abrangendo o trecho Cubatão-Piaçaguera, grande obra de engenharia que retrata a entrada do País na era ferroviária no século XIX. A famosa Ponte Pênsil em São Vicente, inaugurada em 1914 e recentemente restaurada, não ficou de fora, assim como o Porto de Santos, cujo primeiro trecho do cais em 1892 iniciou etapa funda­mental no desenvolvimento da região. A história das construções inclui ainda praças, fortalezas, teatros, estradas, igrejas, obras de saneamento e usinas hidrelétricas, como a Henry Borden em Cubatão, primeira grande hidrelétrica do Estado de São Paulo, que data de 1926. Entre os monumentos, encontra-se o do IV Centenário do Descobrimento do Brasil, em São Vicente, de 1906.

Segundo Borchia, a obra é inédita. “Não havia nenhuma que contemplasse a história da Baixada Santista nos cinco séculos.” A tiragem inicial, de 3.800 exemplares, destinou-se aos 1.200 filiados à Aeas, aos patro­cinadores, a faculdades de Engenharia e Arquitetura, bibliotecas públicas e órgãos go­vernamentais. Mil unidades foram produzidas em inglês, para o envio a instituições estrangeiras. Quem não é sócio da entidade pode adquirir o livro junto à associação, por R$ 25,00 (preço de lançamento), solicitando-o pelo telefone (13) 3288-1110.

Volta