AQUECEDOR SOLAR É SOLUÇÃO 
ECONÔMICA À POPULAÇÃO

Em tempos de crise energética, o chuveiro com aquecimento solar surgiu como uma saída às famílias de baixa renda, na cidade de Americana. Testado entre os dias 4 e 21 de julho último na residência de Cícero da Silva, o Projeto Piloto Ra­cional 1 superou as expectativas: banho quente durante 17 dias, sem gastar eletricidade.

Trata-se de um projeto em que se aproveita a energia so­lar para aquecer água em edificações unifamiliares de baixa renda, tema de disser­tação de mestrado defendida em fevereiro último por Ítalo Alberto Gatica Ríspoli, en­genheiro civil, mestre em Engenharia pela FEC-Unicamp (Faculdade de Engenharia Civil da Universidade de Campinas) e professor do Centro Univer­sitário Unisal (Universidade Salesia­na), unidade Ameri­cana. A Prefeitura local já se comprometeu em financiar  a proposta. “A idéia é implan­tar 12 mil unidades nos próximos cinco anos”, informa Ríspoli.

O protótipo, composto por coletor solar, registro térmico, tubulações em polie­tileno, registros de esfera, regulador eletrônico, cavalete e instalação, custou R$ 350,00.  O reservatório é feito de polietile­no reciclado de produtos alimentí­cios, encapsulado por outro maior para efeito de isolamento térmico, isopor, respirador e regulador eletrônico. Nele, são arma­zenados 200 litros de água aque­cidos pelo sol, possibilitando seis banhos de dez mi­nutos cada, a 37º C.  Se a reserva se esgo­tar, ainda será possível economizar ener­gia, pois o regulador eletrônico per­mite que se use a eletricidade na medida neces­sária para fazer o aquecimento da água. Funcionará moderadamente nos quatro meses de frio e,  nos oito de sol, o trabalho da resistência do chuveiro é anu­lado. O modelo propicia outras vantagens: conserva o chuveiro como instrumento economizador de água, a instalação não agride a residência, dispensa tubulações especiais para condução da água quente e pode ser reproduzido pelo próprio mora­dor, bastando adquirir material para fabricar o reservatório.

Ríspoli disse que firmou contrato de parceria com a Agricel, empresa do ramo de fiberglass, para fabricação do reser­vatório térmico, devendo estar disponível à população a partir do mês de setembro. O coletor solar será produzido pela Acma Aquecedores, localizada em Campinas.


Faça você mesmo
Outra solução é o aquecedor solar do tipo “faça você mesmo”, desenvolvido pe­la Sunpower Engenharia Ltda., cuja receita em breve esta­rá disponível na Internet (JE 156). A idéia, desenvolvida pelo enge­nheiro eletrônico Augustin Woelz, surgiu em 1991 e ganhou impulso a partir de 1999, sendo acolhida pelo Cietec (Centro Incuba­dor de Empresas Tecnológicas).

Woelz, que abriu mão de direitos de pa­tentes sobre o projeto, acredita que o re­curso possa beneficiar 27 milhões de famí­lias no País. Para tanto, o objetivo é que o custo de fabricação não exceda R$ 100,00. Além disso, serão comercializados vários tipos de kits, adequados à necessidade e capacidade financeira de cada residência. O aquecedor proporcio­nará sensível redução de consumo elétri­co. Se a tempe­ratura alcançar de 20ºC a 23ºC, a água será aquecida a 40ºC, com con­sumo de energia zero. Mas se estiver baixa, será aquecida pelo menos a 35ºC, economizando 70% de energia. A Sunpower, em conjunto com a Secretaria Estadual de Educação, instalou em caráter  experimental minikits em 900 escolas estaduais na Capital.

Volta