LÓGICA E SENSIBILIDADE NO 
OLHAR DE UM ENGENHEIRO 

Fotografia é um hobby que atrai muita gente. Alguns, no entanto, acabam descobrindo um talento que desconheciam.

É o caso do engenheiro Kleber Pires de Carvalho, há 14 anos empregado do Metrô, os últimos três como analista de Informática.

Ele começou a fotografar aos 25 anos, em 1994, já graduado em Engenharia Elétrica, com ênfase em Eletrônica, pela Faculdade São Judas. O interesse foi despertado pelas paisagens admiradas em diversas viagens e pela necessidade de cuidar dos mais de 4 mil slides que haviam sido feitos pelo pai, também amante das imagens. A partir daí, ingressou no Senac–Tatuapé (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial) e, no ano seguinte, venceu o concurso promovido pela escola, sob o tema "Aleitamento Materno". Como prêmio, ganhou um curso de Laboratório, na própria instituição. Além disso, teve, juntamente com os demais vencedores, suas fotos expostas na sede do Metrô, em shopping centers da cidade e até na Índia. Para completar, o ensaio foi publicado na revista Crescer em Família, em novembro de 1996.

A notoriedade abriu-lhe portas para atividades na área e a primeira foi um trabalho voluntário para um hospital-maternidade, que pretendia produzir um prospecto divulgando a casa para angariar doações. Com o tempo, surgiu a oportunidade de entrar de cabeça na profissão, mas a estabilidade da carreira de engenheiro prevaleceu e a fotografia teve que ficar como atividade paralela. Contudo, continuam os progressos na área. Fotógrafo oficial da família, ele pretende montar um laboratório de revelação de foto P&B. Para tanto, já alocou o quarto de empregada e comprou o equipamento: ampliador, papéis, produtos químicos, bandeja, espiral, termômetro. Para o futuro, a idéia é ensinar o que aprendeu.

Tendo começado a fotografar natureza morta e arquitetura, o trabalho com pessoas representou um desafio adicional. "É imprescindível haver um elo de ligação com o fotografado para obter bom resultado", garantiu. Confiante, Carvalho decidiu encarar outras competições. Ao retratar um homem pescando em meio ao lixo na represa Billings, venceu uma sobre meio ambiente, realizada pela Casa da Cultura no Ipiranga e patrocinada pela Secretaria Municipal da Educação. Como prêmio, levou para casa uma bicicleta. Num concurso promovido pelo Metrô, ficou entre os cinco primeiros colocados.

Aos interessados no assunto, Carvalho recomenda o Senac ou o Sesc Pompéia, a Escola Focus ou o Fuji, da Avenida Vereador José Diniz. Para uma especialização, ele indica o curso de bacharelado em fotografia do Senac da Lapa. Todos localizam-se na Capital.

Volta