VOTO PELA INTERNET ELEGE DIRETORIA 
DO SEESP PARA O TRIÊNIO 2001/2004

Encerrou-se em 28 de junho o processo eleitoral do SEESP para o mandato 2001-2004, que tem início em 22 de agosto próximo. Única inscrita, a chapa "Trabalho, Integração e Compromisso" obteve 96% dos votos, contra 4% em branco.

A grande novidade foi o uso da Internet como instrumento exclusivo para a votação, que começou no dia 19. Nessas duas semanas, os engenheiros associados ao SEESP até 31 de dezembro de 2000, e em dia com a anuidade 2001, puderam votar, de qualquer parte do mundo onde tivessem um computador conectado à rede internacional. Para que isso fosse possível, eles receberam pelo correio, em envelope velado e carbonado, uma senha individual. Ao entrar na página do SEESP (www.seesp.org.br), eles chegavam à urna virtual e a senha os habilitava a votar. Ao final do processo, um recibo informava que o processo havia sido completado. O sistema impedia o voto de quem não estava autorizado estatutariamente ou em duplicidade.

Quem não tem acesso à Internet, durante o mesmo período, pôde utilizar equipamentos nas Delegacias Sindicais da entidade — 25 em todo o Estado — ou em sua sede na Capital. Nesse local, no dia 28, esteve instalada uma urna, onde os votos também eram depositados on-line. A diferença era que, nesse equipamento, o engenheiro que já tivesse votado poderia fazê-lo novamente, prevalecendo esse segundo. Essa equação tinha o objetivo de atender ao estatuto do SEESP e ao regimento eleitoral, que prevêem o voto por correspondência
e na urna.

Outra grande vantagem do sistema eletrônico é a rapidez na apuração. Encerrada a votação às 19h30, a contagem eletrônica estava feita às 21 horas, quando já se conhecia o resultado.

PLANOS E AVANÇOS

Atual vice e presidente eleito do SEESP, o engenheiro Murilo Celso de Campos Pinheiro avalia que a utilização da Internet para a votação neste ano representou "um momento especial" para o Sindicato, que incorporou a tecnologia de maneira mais intensa em suas atividades. "Isso facilitou o exercício da democracia e ampliou a possibilidade de participação da categoria nos rumos da nossa entidade", afirmou.

Com a posse oficial marcada para 22 de agosto, — a festiva ocorrerá em setembro, juntamente com a comemoração dos 67 anos do SEESP — Murilo pretende aproveitar o período de transição para debater o programa de gestão com a diretoria. "Todos os itens que já fazem parte dos planos de trabalho serão discutidos num esforço de preparação da sua implantação nos próximos três anos." Entre esses, estão Ação Sindical, Mercado de Trabalho, Centro de Referência de Estudos e Política nas Áreas de Engenharia, Relações Institucionais e Políticas, Prestação de Serviços e Benefícios, Ações Administrativas e Recursos.

Volta