EM TEMPO DE RACIONAMENTO, ENGENHEIRO 
ELETRICISTA ENTRA EM ALTA

Roberto Prétola é gerente de vendas em Termogeração Industrial na Siemens. Graduado em Engenharia Eletrotécnica pela Escola de Engenharia Mauá em 1970, três anos depois já estava trabalhando nessa companhia com Acionamentos em Velocidade Variável para máquinas de papel. O desafio lhe propiciou um estágio na Alemanha em 1975 e 1977. Em 1978, foi trabalhar com o mesmo tipo de equipamento na empresa Reliance Eletric, na área de vendas. Em 1987, retornou à Siemens para a área de Geração de Energia Industrial, cujo produto principal era a turbina a vapor, gerador elétrico e painéis, onde está até hoje. Segundo Prétola, a utilidade dessa turbina é fazer co-geração, ou seja, o aproveitamento do subproduto de uma indústria (bagaço de cana, gases siderúrgicos etc) para gerar eletricidade.

A atividade, nesses tempos de apagão, evidentemente está em alta e requer técnicos especializados. Para trabalhar com turbinas a vapor, Prétola teve que ampliar sua base de conhecimentos, envolvendo termodinâmica e mecânica. Isso porque, além de fornecer a turbina a vapor com gerador, a empresa faz a instalação completa, incluindo projeto, montagem e obras civis. Assim, o conhecimento do processo é essencial, mesmo na área de vendas. Cinco engenheiros trabalham com ele, um mecânico, três eletricistas e um que atua em vendas. A rotina exigiu a especialização desses profissionais, que têm incentivo da própria empresa, realizando cursos internos — ao todo, na companhia, há 1.300 engenheiros, entre os 7.124 funcionários.

Se no campo profissional Prétola vê grandes perspectivas para si e para os colegas, como cidadão encontra-se na mesma sinuca de bico que o restante dos brasileiros. Alguns itens básicos são sugeridos para poupar, como lâmpadas econômicas, chuveiro a gás e não deixar luzes acesas inutilmente. Contudo, para atingir sua meta de consumo estabelecida pelas regras do racionamento, o engenheiro terá que abrir mão de certas comodidades, como reduzir o uso de torradeira, microondas e ferro elétrico, ligar o computador só quando for utilizá-lo e desligar o freezer à noite. Em pleno inverno, a secadora de roupas e a torneira elétrica foram desativadas.

Volta