ELEIÇÕES NO SINDICATO DOS ENGENHEIROS

Mais uma vez aproximam-se as eleições no SEESP. Como tem sido a prática dos últimos sete mandatos, desde o início dos anos 80, uma nova direção se apresenta de forma unitária aos associados, com a troca do presidente. Saio e assume um dos vice-presidentes da atual gestão.

Murilo Celso de Campos Pinheiro revelou-se um dedicado batalhador das causas da profissão. Engenheiro eletricista, funcionário da Cesp, foi um dos mais destacados colaboradores da atual gestão. Como é praxe no SEESP, o bom desempenho na atual gestão é parte dos méritos que um candidato a presidente tem que trazer. Murilo tem história na casa. Já havia sido vice-presidente por duas vezes em gestões anteriores. Também foi presidente da Associação dos Engenheiros da Cesp e tesoureiro do Crea-SP, onde representou o SEESP com valor.

Mais que experiência, competência demonstrada e disposição de luta, Murilo também traz representatividade, reunindo à sua volta uma bela equipe para conduzir os rumos do SEESP nos próximos anos. Como todos sabem, a ação do Sindicato depende da dedicação voluntária de quase quatro centenas de eleitos nas diretorias executiva, adjunta e delegacias, assim como as representações na FNE e no Conselho Fiscal. Esse grande time também vem se renovando a cada eleição. Mais uma vez, o SEESP soube constituir um grupo coeso em torno de um programa para enfrentar os desafios que a mudança do mercado de trabalho coloca para os engenheiros.

Mais que isso, esse time, liderado por Murilo, testado na luta, terá que enfrentar o desafio de conduzir o SEESP num período de mudanças profundas no País. É certo que o modelo político dominante nos anos 90 será questionado nas eleições de 2002. Os rumos gerais da economia estão colocando o desafio de definir um modelo de desenvolvimento, infelizmente ausente deste segundo mandato do presidente Fernando Henrique Cardoso. A derrota da ala desenvolvimentista entre os apoiadores do presidente adiou para o próximo ano o debate sobre o desenvolvimento tecnológico e industrial do País.

Nesse debate, fundamental para a Nação, a nova direção do SEESP, com Murilo à frente, enfrentará o desafio de carregar a bandeira do desenvolvimento apoiado na Engenharia brasileira. Todos nós associados ao SEESP teremos a oportunidade de ajudar a nova direção em sua tarefa de construir e apresentar ao País novos diagnósticos e soluções para superar o tropeço que a excessiva ênfase fiscalista do atual Governo nos legará.

Como já se vê no debate sobre o racionamento de energia, há necessidade de redefinir o papel do Governo e da iniciativa privada em segmentos fundamentais da aplicação da Engenharia ao progresso do País. Oxalá, na próxima quadra, se dê mais ouvidos aos engenheiros que aos economistas e advogados quando o Brasil tiver que resolver problemas fundamentais do desenvolvimento.

Do contrário, correremos o risco de continuar com o marasmo de visões economicistas do desenvolvimento, falhando em entender que esse é um processo condicionado pela realidade física e dependente da visão empreendedora dos engenheiros para ser realizado.

Boa sorte à nova direção. Aos associados, peço o empenho e participação nessa primeira eleição do SEESP no século XXI. Como convém na ocasião, teremos o primeiro pleito eletrônico de nossa história, dando um grande passo para incorporar a moderna tecnologia digital e de telecomunicações ao cotidiano da democracia sindical. Cabe aqui registrar o bom trabalho da Comissão Eleitoral, de novo presidida pelo colega Fernando Gomes, a quem agradecemos pela iniciativa da eleição eletrônica.

Num grito típico desta nova era, fruto da Engenharia: todos ao computador para eleger a nova direção.

Eng. Paulo Tromboni de Souza Nascimento
Presidente

Volta