FIASCO EM SYDNEY REVELA RAZÕES DA FALTA 
DE COMPETITIVIDADE BRASILEIRA

O Brasil foi um fiasco em Sydney. Foi um festival de cartolagem incompetente e autoritária. Basta agora aguardar as análises, atribuindo tudo à falta de dedicação e empenho do atleta brasileiro. Foi um exemplo acabado das razões da falta de competitividade brasileira. Governo e elite empresarial insistem em esconder a própria incompetência econômica, sistematicamente atribuindo ao trabalho a falta de competitividade da economia brasileira. Para os áulicos de tais teses, o Brasil paga bem demais profissionais e trabalhadores ignorantes e incompetentes, que têm direitos excessivos: a férias, décimo terceiro, descanso semanal remunerado etc. E, suprema ironia, não têm a liberdade de se desorganizar como queiram para perder as enormes vantagens de que desfrutam. É a famosa proposta de acabar com a unicidade sindical em nome de uma suposta liberdade de organização.

Aliás, tais trabalhadores ainda querem recorrer ao poder normativo da Justiça do Trabalho, em lugar do legítimo e justo direito de perder seus empregos e ver cair seus salários sem reclamações trabalhistas longas e desagradáveis.

Como em Sydney, o que tira a competitividade da empresa brasileira é a incompetência de suas direções familiares. É sua falta de profissionalismo. É a sua falta de dedicação à inovação. É sua tendência a viver pendurada nas benesses estatais. É sua abdicação da faculdade de pensar em favor das idéias boas para terceiros.

Veja-se a acrítica de assimilação da idéia de globalização. É evidente que o processo tem sido excelente para os EUA, bom para a Europa, ruim para o Japão e péssimo para o resto do mundo. É notório que, independente de países, tem sido ótima para os ricos, boa para os bem de vida, não tão boa para os remediados e um desastre para os pobres. Mesmo assim, há no Governo e nas elites quem ache que vamos mal por causa dos profissionais e trabalhadores.

Num País onde engenheiro bem-sucedido é Ministro da Fazenda, como será possível ser competitivo? Num País onde há sério desemprego de engenheiros, como alguém pode achar que a causa é a falta de qualificação?

O Brasil precisa dar mais valor ao seu povo, de onde provêm trabalhadores, profissionais e ... atletas, se quiser vencer as Olimpíadas e tornar-se competitivo na economia.

Eng. Paulo Tromboni de Souza Nascimento
Presidente

Volta