“A ENGENHARIA E A CIDADE” DEBATE 
ELEIÇÕES MUNICIPAIS 2000

Com o objetivo de debater os problemas dos municípios paulistas e suas soluções, o SEESP promoveu, no decorrer do período pré-eleitoral, o Fórum de Debates "A Engenharia e a Cidade". Na Capital, o evento contou com a presença dos cinco principais concorrentes ao Executivo. A iniciativa, que teve a participação de aproximadamente mil engenheiros, reafirmou o empenho do Sindicato pelo aprimoramento da democracia.

Somando o esforço realizado na Capital, foram promovidos eventos semelhantes em Araçatuba, Bauru, Franca, Piracicaba e Santos. Em Campinas, a Delegacia Sindical local ofereceu espaço no Jornal do Engenheiro – Edição Campinas para que os candidatos pudessem expor seu programa de governo à categoria.



PROPOSTAS PARA A CAPITAL


Marta Suplicy (PT) – 29/3/2000

Renegociação – A dívida da Capital, de R$ 10,5 bilhões, terá que ser renegociada para não inviabilizar a administração.

Investimento – Transformar o potencial de desenvolvimento da Capital em emprego e renda.

Administração
– Acabar com as administrações regionais e criar subprefeituras, segundo critério do crescimento econômico. Instituir um Plano Diretor para a cidade e novo zoneamento.

Segurança – Dobrar o efetivo da Guarda Municipal, hoje de 3.900, e promover o bom relacionamento com as polícias civil e militar.

Transporte – Parcerias com o Estado para investimentos no Metrô. Fazer corredores de ônibus, evitando-se a deterioração das avenidas.

Educação – Retomar a alfabetização de adultos e promover cursos supletivos para quem não cursou da quarta à sétima séries.

Saúde – Retomar o SUS (Sistema Único de Saúde), eliminando gradualmente o PAS (Plano de Atendimento à Saúde).


Luiza Erundina (PSB) – 29/5/2000

Descentralização
– Criar subprefeituras, escolhendo-se os subprefeitos numa lista tríplice, de comum acordo entre o Conselho de Representantes eleito diretamente e o prefeito. Instituir também ouvidorias, utilizando a Internet. Implantar Plano Diretor.

Saúde
– Retornar ao SUS (Sistema Único de Saúde).

Segurança
– Propor emenda constitucional que municipalize a segurança. Trabalhar em convênio com o Governo do Estado.

Educação
– Aumentar a carga horária escolar, introduzindo atividades que melhorem a formação das crianças e as mantenham longe da rua.

Transporte e trânsito – Investir "no limite da sua capacidade" na ampliação do metrô; reaproveitar sistemas de trilhos, em parceria com o Estado, para o metrô de superfície; multiplicar os corredores de ônibus, utilizando soluções mais simples e baratas, e traçar as linhas para o transporte leve (lotações). Conceder maior subsídio ao transporte público para baixar a tarifa, introduzir o bilhete único e expandir as ciclovias.

Saneamento e mananciais
– Participar das decisões que afetam a Sabesp e encontrar solução para a população pobre que habita as áreas de mananciais.

Recursos
– Buscar novas fontes de recursos, como a taxação do uso do subsolo e da publicidade em outdoors, evitar a evasão de tributos e estimular o crescimento.

Dívida
– Renegociar para que a totalidade seja paga em 30 anos, com juros de 6% ao ano.



Geraldo Alckmin (PSDB) – 28/6/2000

Educação
– Aumentar a permanência do aluno na escola de quatro para cinco horas, com o objetivo de garantir recursos humanos ao desenvolvimento estratégico da cidade, tirar os jovens da periferia da marginalidade e reduzir a violência.

Administração – Descentralizar o poder, implementar as subprefeituras e o Conselho de Representantes e instituir o Plano Diretor.

Ajuste fiscal – Rever cada contrato assinado, melhorar a eficácia na arrecadação e cortar despesas supérfluas.

Habitação
– Priorizar as áreas de risco, contando com a colaboração de um "engenheiro público". Apoiar iniciativas organizadas de mutirão em autoconstrução.

Lixo
– Estimular que cooperativas façam reciclagem.



Romeu Tuma (PFL) – 3/8/2000

Engenharia
– Trabalhar com a categoria na busca de soluções para os diversos problemas da cidade. Criar Programa de Engenharia para reaproveitar prédios abandonados no centro velho da Capital.

Trânsito
– Colaborar com o Governo do Estado para dar prosseguimento ao Rodoanel.

Poluição
– Tornar os ônibus menos poluentes.

Recursos
– Dar prosseguimento apenas às obras já em andamento, recalculando contratos em vigor e rever a política tributária para evitar a saída de empresas da Capital.

Perueiros
– Interligação com o transporte coletivo oficial, nas regiões que não oferecem o serviço a contento.

Camelôs
– Cadastrar "os honestos, dando-lhes infra-estrutura para trabalhar".

Segurança
– Investir na guarda municipal, que terá uma academia própria para preparar esse policial e habilitá-lo a dar atendimento às escolas e a lutar contra o tráfico de drogas. Fiscalizar desmanches que são alimentadores do roubo de veículos, assim como os receptadores de outras mercadorias, como remédios.



Paulo Maluf (PPB) – 30/8/2000

Investimentos
– Impulsionar o progresso, com as obras necessárias à Capital.

Segurança
– Municipalizar a segurança.

Transporte
– Ajudar o Estado na ampliação da malha metroviária, com prioridade para a construção de uma linha na Zona Oeste.

Ambiente – Estimular a produção de carros menos poluentes e a utilização de combustíveis mais limpos. Buscar solução técnica para as áreas de mananciais invadidas, evitando o seu comprometimento, sem, contudo, fazer a desocupação. Instalar dois grandes incineradores de lixo.



PROPOSTAS PARA INTERIOR E LITORAL


Araçatuba – Com o tema "Propostas para uma nova administração", a Delegacia Sindical de Araçatuba recebeu entre os dias 3 e 31 de agosto, os candidatos Germínia Dolce Venturolli (PRP), Jorge Maluly Neto (PFL), Paulo César da Silva (PT), Domingos Martin Andorfato (PDT) e Sérgio Gottardi Paoliello (PSDB). Durante o Fórum, que contou com a participação de aproximadamente 300 pessoas, os candidatos falaram sobre os vários temas que envolvem a administração municipal e assumiram diversos compromissos, entre os quais a participação do SEESP e da Aean (Associação dos Engenheiros e Arquitetos da Alta Noroeste) nos conselhos municipais, criação de uma Secretaria do Meio Ambiente e a reavaliação do Plano Diretor.

Bauru – Entre os dias 20 de julho e 17 de agosto, o Fórum de Debates teve a participação de Nilson Costa (PPS), Tidei de Lima (PMDB), Estela Almagro (PT), Tuga Angerami (PSB) e Pedro Tobias (PDT). Os principais assuntos nas exposições dos prefeituráveis foram aqueles ligados à Engenharia, como saneamento básico, habitação, sistema viário, planejamento urbano e transporte coletivo. Todos os candidatos comprometeram-se a obedecer aos critérios estabelecidos pela Engenharia numa eventual administração, assim como preencher cargos pertinentes à área com profissionais adequados.

Campinas – Como maneira de difundir as propostas dos candidatos entre a categoria, a Delegacia Sindical ofereceu espaço aos concorrentes à Prefeitura na edição regional do Jornal do Engenheiro. Jacó Bittar (PSB) defendeu a ação do município na geração de empregos, com incentivo fiscal e o estímulo à construção civil. Antônio da Costa Santos (PT) propôs políticas de inclusão social, como o projeto de renda mínima, mutirões habitacionais, programa "primeiro emprego", e prometeu estruturar a carreira do engenheiro municipal, "com digna remuneração e boas condições de trabalho". Petterson Prado (PPS) apontou como problema a ser enfrentado a inadimplência da atual administração municipal junto ao Governo Federal. Em relação aos engenheiros, o compromisso é de incentivo à qualificação profissional. Hélio de Oliveira Santos (PDT) defendeu políticas fiscais e tributárias para atrair novas empresas e possibilitar a manutenção das atuais no município, com o objetivo de combater a pobreza local. Garantiu atualizar o plano de cargos e salários e tratar de questões pertinentes aos engenheiros, com a participação do Sindicato.

Franca – Dentro do espírito do Fórum de Debates, a Delegacia Sindical de Franca apoiou o evento "Painéis de Cidadania", promovido pela Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos da Região de Franca. No período de 7 a 16 de agosto, compareceram Sidnei Franco da Rocha (PPS), José Carlos Théo Maia Cordeiro (PSB), José Lancha Filho (PTB), Gilmar Dominici (PT), Gilson de Souza (PFL), Rui Pieri (PPB) e Luiz Cruz de Oliveira (PV).

Piracicaba - Em parceria com a Associação dos Engenheiros e Arquitetos, a Delegacia Sindical de Piracicaba vem realizando encontros com os candidatos, que vão até dia 20, com a presença de Humberto Campos (PSDB). Já participaram José Machado (PT), Vanderlei Dionísio (PPS) e Jairo Mattos (PPB).

Santos – Na Delegacia Sindical da Baixada Santista, os debates com os engenheiros ocorreram entre 10 de agosto e 13 de setembro, com a participação do deputado estadual Edmur Mesquita (PSDB), do ex-deputado federal Vicente Cascione (PTB), do vereador Tomas Söderberg (PST), da deputada federal Telma de Souza (PT) e do atual prefeito, Beto Mansur (PPB). Pela terceira eleição consecutiva a Delegacia realiza tal evento, que, mais uma vez, mostrou sua importância pelo interesse despertado entre a categoria.

Volta