O SINDICATO DOS ENGENHEIROS 
E AS ELEIÇÕES MUNICIPAIS

Ao realizar o fórum "A Engenharia e a Cidade", o SEESP teve como objetivo envolver os engenheiros no processo das eleições municipais, proporcionando-lhes a oportunidade de conhecer, pelos próprios candidatos, seus programas e propostas, bem como poder apresentar e debater sugestões que entendessem importantes serem contempladas pelos postulantes ao Executivo Municipal. Assim, desde março, sucederam-se encontros com os cinco principais aspirantes à Prefeitura de São Paulo. Da mesma forma, diversas das nossas Delegacias Sindicais no Interior do Estado promoveram encontros com os candidatos em suas cidades, que contaram com grande afluência de público, demonstrando o interesse que as próximas eleições municipais suscitam na categoria. Um processo cujo balanço é extremamente positivo, pois propostas formuladas e encaminhadas obtiveram o comprometimento de implantação da maioria dos aspirantes que, sem exceção, ressaltaram a importância da categoria dos engenheiros na vida política e sua expressão de crítica, formação de opinião e, sobretudo, como propulsores do desenvolvimento e, enquanto técnicos, pela busca de soluções para os emergentes problemas da população.

Gradativamente, a cada eleição, vemos ampliada a participação dos engenheiros.

Essa é uma meta perseguida pelo SEESP, envolvendo a categoria nos debates sobre políticas públicas de âmbito federal, estadual e municipal, incentivando e apoiando a participação dos profissionais e sua atuação junto às esferas de decisão. Além de legalmente representar a categoria, o SEESP constitui-se num importante e democrático espaço dos engenheiros no exercício da cidadania.

Nessas eleições, entre os dirigentes do SEESP, na Capital e Interior, 19 são candidatos a vereador e um a vice-prefeito. São candidaturas que representam diversas agremiações partidárias, mostrando o caráter pluralista e abrangente de nossa entidade de classe. Não obstante provenham de partidos diferentes, todos os nossos candidatos são comprometidos com as causas da engenharia, privilegiando-as nos projetos que pretendem ter aprovados em sua gestão.

Cabe, nesse aspecto, destacar o papel fundamental desses companheiros para a categoria e a engenharia como um todo ao levar para as ruas, através de suas campanhas, as nossas bandeiras de luta por uma sociedade mais justa e de respeito na administração pública, que deve ser voltada para os reais interesses da população. É preciso o nosso envolvimento sério para podermos de fato contribuir para que aquilo que presenciamos na Prefeitura e na Câmara Municipal de São Paulo seja banido de vez do nosso cenário político.

A dimensão das eleições municipais

Os números apontam o gigantismo das eleições municipais num país de extensão territorial continental como o Brasil, envolvendo 5.507 municípios. São 15.032 candidatos a prefeito e 383.139 a vereador, pelos 30 partidos inscritos. O Estado de São Paulo, com 645 municípios, é o que conta com o maior número de candidatos a vereador. São ao todo 66.498 aspirantes, abrigando um contingente de 13.350 mulheres. O Estado conta ainda com 1.961 candidatos a prefeito, dos quais 136 são mulheres. Ou seja, apenas no nosso Estado, o total de candidatos nas próximas eleições seria suficiente para lotar o estádio do Pacaembu. São números que impressionam em termos quantitativos, porém, caberá a cada um de nós através do voto, no próximo dia 1º de outubro, dotar da necessária qualidade os executivos e legislativos municipais de nosso Estado.

Eng. Paulo Tromboni de Souza Nascimento
Presidente

Volta