TRABALHO AUTÔNOMO SERÁ FOCO DE 
ENCONTRO ESTADUAL EM IBITINGA

A programação de atividades da Comissão de Mercado de Trabalho dos Engenheiros Autônomos, que vem apurando problemas e dificuldades desses profissionais e propondo soluções, culmina nos próximos dias 18, 19 e 20 de agosto com o encontro estadual que será realizado em Ibitinga.

Desde junho e estendendo-se até a primeira quinzena deste mês vêm ocorrendo os encontros regionais. Cada um desses elegeu cinco delegados, exceto o da Capital, realizado em 26 de julho último, de onde saíram 27 representantes, tendo em vista o maior contingente de profissionais. A reunião geral, para a qual estão programadas quatro palestras, além de grupos de trabalho, deve contar com 120 participantes. Segundo o engenheiro Esdras Magalhães dos Santos Filho, coordenador da Comissão, no encontro será feito "um apanhado geral para se fechar uma proposta para a atuação do Sindicato nessa área".

Antecipando-se ao resultado dessa aferição, o SEESP vem intensificando contatos para estabelecer parcerias com o Sebrae-SP (Serviço de Apoio às Micros e Pequenas Empresas de São Paulo), que está promovendo gratuitamente o curso "Formação de Empreendedor", voltado à gestão financeira de empreendimentos. A iniciativa qualifica e orienta os interessados às linhas de crédito da Caixa Econômica Federal e do Banco do Brasil, que integram o Programa Brasil Empreendedor – os recursos disponíveis somam R$ 8 bilhões e a meta é atingir 3,4 milhões de empreendedores até o final do ano. Já concluíram o curso 311 pessoas e outras 183 estão inscritas — interessados devem entrar em contato com o SEESP, pelo telefone (11) 3113-2640.

A grande procura e a aprovação de quem passou pelo curso ministrado no SEESP demonstram ser essa uma linha de trabalho a ser seguida. As queixas dos participantes, manifestadas na reunião de 26 de julho, ficaram por conta das dificuldades para se conseguir o crédito. "Nem tanto pelos juros, que são atrativos, mas devido às garantias exigidas, absurdas", lembrou Esdras. O problema foi apontado aos gerentes do Banco do Brasil, Maria Ida Zachello Barzan e João Batista dos Santos, que, na ocasião, fizeram uma preleção sobre o assunto. Outro palestrante, o presidente da Coeceesp (Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo dos Engenheiros em São Paulo), João Carlos Pasqualini, falou da importância do cooperativismo como forma ideal, mas ressaltou que muitos resistem à idéia, daí a relevância de incentivar o empreendedorismo. Na opinião de Esdras, "apesar das dificuldades, há muita expectativa em torno dessa proposta do SEESP, voltada aos engenheiros autônomos e pequenos empresários".

Volta