MUSEU DOS TRANSPORTES EXIBE BONDES E PRESERVA HISTÓRIA

Quem deseja relembrar a antiga São Paulo da garoa ou aprender um pouco sobre a história dos transportes no município pode visitar o Museu dos Transportes Públicos Gaetano Ferolla, pertencente à SPTrans. Instalado no prédio da antiga CMTC (Companhia Municipal de Transportes Coletivos), o seu acervo reúne bondes, ônibus, peças antigas, fotografias, maquetes, cartazes publicitários e até carteiras de motorista dos primeiros motorneiros, além de uma biblioteca voltada ao assunto. O espaço foi criado em 1984, por iniciativa de Gaetano Ferolla, antigo funcionário da CMTC, e recebeu o seu nome, em 1991, com a morte do idealizador. Hoje, atende mensalmente entre 1.500 e 1.800 pessoas, principalmente estudantes e idosos. "As crianças fazem visitas monitoradas, assistem a um vídeo educativo e aprendem sobre a história da cidade; os mais velhos relembram episódios de sua própria vida e muitas vezes nos fornecem informações que são incorporadas à nossa documentação", contou o engenheiro Henrique Di Santoro Júnior, empregado da SPTrans e administrador do museu desde o final de 1998. Segundo ele, o objetivo é desenvolver a cultura da preservação. "Por isso é tão importante receber as crianças. Estamos inclusive providenciando ônibus para oferecer transporte às escolas públicas, que hoje representam apenas 10% dos visitantes, contra 90% provenientes das particulares."

Entre as peças do museu, que inclui até um Ford T 1923, as estrelas são os bondes. No Gaetano Ferolla, há uma réplica do mais antigo, que começou a circular em São Paulo em 1872, pertencia à "Empreza de Bonds de Sant’Anna" e era movido a tração animal. Os elétricos da Light começaram a circular na cidade em 7 de maio de 1900, com a linha Largo São Bento – Alameda Barão de Limeira. Eram bondes abertos, cujos bancos com encostos móveis permitiam aos passageiros mudarem de posição de acordo com o sentido do veículo. Outro a causar sensação, já em 1947, quando foi criada a CMTC, foi o bonde elétrico fabricado em Nova Iorque. Bonito e sofisticado, com sistema de calefação individual, recebeu o apelido de Gilda, numa referência ao filme estrelado por Rita Hayworth.

MUSEU GAETANO FEROLLA Aberto de terça-feira a domingo, das 9 às 17 horas, com entrada gratuita. Av. Cruzeiro do Sul, 780. Informações pelo telefone (11) 3315-8884.

Volta