PARCERIAS MARCAM ATUAÇÃO DA ABEE EM
PROL DOS ASSOCIADOS E DA POPULAÇÃO

Diversas frentes de atuação marcam a dinâmica da ABEE (Associação Brasileira de Engenheiros Eletricistas de São Paulo), que realiza cursos, palestras e mesas-redondas não apenas na entidade, como também no IE (Instituto de Engenharia), por intermédio de parcerias desenvolvidas junto às Divisões Técnicas de Engenharia Elétrica e de Eletrônica. A entidade está ainda presente no Crea-SP, onde conta com três conselheiros e três suplentes na Câmara Especial de Engenharia Elétrica, participando das Comissões de Relações Públicas e de Comunicação. "Essa é uma maneira de estarmos presentes no ramo de Engenharia Elétrica", contou Antônio Soares Pereto, presidente da ABEE desde 1º de julho de 1997 — o mandato finda no dia 30 de junho próximo. Segundo ele, hoje existem 31.500 engenheiros eletricistas com registro no Crea, entre elétricos, eletrotécnicos, eletrônicos e de telecomunicações. Atingir esse universo não é fácil, até porque os recursos financeiros são escassos. "Por isso, estamos incentivando parcerias com outras entidades como o SEESP, associações dos engenheiros da Sabesp e do Metrô, o próprio IE e o Crea."

RISCOS IMINENTES

A ação da associação também é direcionada à comunidade. Pereto informou que já realizaram várias reuniões com o Corpo de Bombeiros e estão estruturando conjuntamente um programa de palestras sobre prevenção de incêndios, tendo em vista que 60% dessas ocorrências de causa conhecida provêm de defeitos nas instalações em residências, indústrias e edifícios. A idéia é levar informações a todos os locais possíveis — um já definido é o Rotary Club. A necessidade de garantir segurança nas instalações elétricas tem sido alvo de debates e, segundo Pereto, envolverá todas as entidades relacionadas à Engenharia no estudo do problema em lugares com grande fluência de pessoas como shopping centers, aeroportos, cinemas e teatros. "O objetivo é realizar um programa de esclarecimento junto à população, abrangendo divulgação na grande imprensa e, no futuro, indicar a necessidade de auditoria periódica das instalações elétricas, o que hoje não é obrigatório."

A associação desenvolve ainda um trabalho sobre conservação de energia elétrica. "Hoje, temos 60 mil MW instalados no Brasil, a Eletrobrás já definiu que temos que crescer 50% até o ano 2008. Isso demonstra a importância de os engenheiros eletricistas estarem preparados. Esse é o nosso grande desafio nos próximos anos", atestou Pereto.

Volta