ESDRAS REPRESENTA POSSIBILIDADE CONCRETA
DE MUDANÇA NO CONSELHO REGIONAL

Ao longo de sua história, o SEESP vem defendendo o engenheiro na esfera sindical. Contudo, há questões que escapam ao seu campo de ação, sen­do de competência do Crea-SP (Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia) e que nos últimos anos não têm merecido qualquer atenção. Daí a decisão de apoiar um candidato às próximas eleições, marcadas para o dia 10 deste mês (veja informações na última página deste encarte). O engenheiro civil Esdras Magalhães dos Santos Filho foi o escolhido para disputar a presidência do órgão e, além do SEESP, incorporaram-se à sua campanha diversas entidades que viram em sua proposta de trabalho a possibilidade de transformar o Conselho num órgão útil ao profissional e à sociedade, no lugar do atual cartório meramente arrecadador.

Não restam dúvidas quanto à necessidade de intervirmos no processo de renovação do Sistema Confea/Creas, que, ano após ano, vem frustrando as expectativas dos profissionais, não cumprindo sequer a sua função bási­ca — a fiscalização do exercício ilegal da profissão — e menos ainda as diversas fronteiras possíveis de apoio às categorias que congrega (ver edições 138, 139, 140 e 141 do Jornal do Engenheiro). Mas por que apoiar Esdras? Há 20 anos militando no movimento sindical e associativo, lutando pelas causas dos engenheiros e demais profissionais ligados ao setor tecnológico, ele é hoje sem dúvida um dos quadros com maiores chances de vencer a disputa e, principalmente, tem todas as condições de colocar em prática as propostas construídas com a contribuição dos profissionais. A declaração de Walter Coronado Antunes, que havia sido lançado candidato pelo Instituto de Engenharia, dá uma idéia dessa unidade. “Pensando na necessidade de engrandecimento e enobrecimento da engenharia paulista, estou juntando minhas forças às do Engº Esdras Magalhães dos Santos Filho, que tem o melhor passado em defesa dos profissionais de nossa área, tem o melhor programa e é o único capaz de aglutinar toda a categoria num mesmo objetivo de viabilizar os anseios da área tecnológica do Estado de São Paulo”.

Esdras é engenheiro civil formado em 1981 pela Faculdade de Engenharia de São José dos Campos. Funcionário do Cepam (Centro de Estudo e Pesquisa da Administração Municipal), exerce também a profissão na área de projetos e execução de obras, como autônomo. Trabalhou na Secretaria Estadual do Abastecimento como assessor técnico, na Urbanizadora Municipal de Guarulhos como diretor técnico e no Instituto de Proteção ao Vôo como técnico em tráfego aéreo.

No movimento classista, é conselheiro da Associação de Engenheiros e Arquitetos de São José dos Campos e do Crea-SP, além de representante dos engenheiros paulistas na FNE (Federação Nacional dos Engenheiros). Ingressou no SEESP no início dos anos 80, tendo sido presidente da Delegacia Sindical de São José dos Campos, segundo secretário, primeiro vice-presidente e chegou à presi­dência da entidade em 1992. Foi ainda vice-presidente do Crea-SP no ano de 1996 e presidente do Confea de junho de 1997 a janeiro de 1998.

Como presidente do SEESP, na gestão 1992-1995, Esdras deu continuidade ao Mo­vimento Renovação, garantindo grandes avanços à entidade, tanto política quanto administrativamente. Nesse período, o Sindicato consolidou-se como legítimo representante dos engenheiros nas negociações coletivas e firmou acordos e convenções com Cesp, CPFL, Sabesp, Fepasa, Dersa, Telesp/CTBC e Cetesb, Fiesp (indústria), Sinduscon (construção civil) e Sinaenco (consultoria). Além disso, o programa de interiorização da entidade, que visa à descentralização para melhor atender a categoria, deu um salto e mais nove delegacias e núcleos sindicais foram instalados no Estado. O número de associados chegou perto dos 30 mil e um programa consistente de benefícios para eles começou a ser desenvolvido. Foi ainda na gestão de Esdras que teve início a construção da atual sede do Sindicato, inaugurada em 1998, que garantiu a melhoria do atendimento à categoria, além de constituir um sólido patrimônio da entidade.

Além de coordenar esse esforço em prol da entidade e dos interesses dos engenheiros, Esdras manteve o SEESP no rumo de sua vocação de sindicato-cidadão e a entidade tomou parte de todos os movimentos de interesse do País. Foi assim com o impeachment de Fernando Collor, em 1992, na campanha pela ética na política, frente aos desmandos que se assistiam no Congresso Nacional relativamente ao orçamento da União, a defesa do patrimônio público na luta contra as privatizações indiscriminadas e malfeitas. Na época, o SEESP também abraçou a campanha do socIólogo Herbert de Souza, o Betinho, e criou o Comitê de Ação da Engenharia contra a Fome, a Miséria e pela Vida.

Personalidades e representantes de entidades
profissionais declaram seu apoio a Esdras

A trajetória profissional e classista  do engenheiro Esdras é o maior aval do nosso apoio à sua candidatura à presidência do Crea-SP. (...) Tê-lo à frente do Crea é a garantia de valorização da profissão e dos profissionais. (...)
Engº João Oswaldo Leiva

Ex-deputado estadual e ex-secretário de Obras e Meio Ambiente

Apoiamos Esdras Magalhães dos Santos Filho para presidente do Crea-SP pelo compromisso assumido com a educação profissional.
Osmir Antonio Petrini
Presidente da APETESP (Associação dos Professores Técnicos do Estado de São Paulo)

Apóio Esdras porque é o melhor candidato e vai inovar o Crea-SP com sua criatividade e dinamismo.
Engº Caldini Crespo
Deputado Estadual

A sua proposta de resgatar o Crea para o atendimento das necessidades dos profissionais (...) e seu compromisso para a efetiva participação do engenheiro agrônomo na formulação e execução da política agrícola do Estado, são os motivos de nosso apoio integral.
Engº Agrônomo Walter Lazzarini
Consultor, ex-presidente da AEASP (Associação dos Engenheiros e Agrônomos do Estado de São Paulo), ex-deputado estadual, ex-secretário da Agricultura, ex-presidente da Cetesb

O Crea precisa de dirigentes com visão panorâmica; o Esdras possui essa visão.
José Aurélio Boranga
Presidente da ABES-SP (Associação Brasileira de Engenharia  Sanitária e Ambiental)

Por ter demonstrado interesse e apoio em outras oportunidades, e por ter assumido compromissos que irão viabilizar o efetivo reconhecimento e integração dos tecnólogos no Sistema Confea/Creas, a diretoria do SINTESP apóia sua candidatura.
Tecnólogo Décio Moreira
Presidente do SINTESP (Sindicato dos Tecnólogos no Estado de São Paulo)

A candidatura do engenheiro Esdras à presidência do Crea-SP vem ao encontro dos anseios dos profissionais para uma entidade atuante, dinâmica e moderna na defesa dos engenheiros e arquitetos.
Engº Antonio Carlos Pannunzio
Deputado Federal

Para que uma sociedade democraticamente subordine o Estado é preciso que seja organizada em todas as suas instâncias de poder.O Crea e Esdras unem-se no que imaginamos de Democracia.
João Herrmann Neto
Presidente do PPS-SP

Tem uma história de lutas em benefícios da categoria. Tem um  plano de ação pertinente com as demandas atuais. Tem capacidade e disposição de trabalho.
Engº Civil Marcos Gadelho
Ex-presidente da FAEASP (Federação das Ass. dos Engº e Arq. do Estado de São Paulo, ex-presidente do CEPAM   (Centro de Estudo e Pesquisa de Administração Municipal), ex-presidente do CONDEPHAAT (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arquitetônico e Artístico de São Paulo) e pró-reitor da UNG

Apoiamos o engenheiro Esdras à presidência do Crea-SP, convictos do fortalecimento e da democratização do nosso Conselho.
Engº Rodolfo Costa e Silva
Deputado Estadual

Tenho a maior satisfação de, publicamente, apoiar seu nome para a presidência do Crea-SP nas próximas eleições. Já estou trabalhando por seu nome.
Engº Civil Manoel Henrique C. Botelho

É necessário que os profissionais da engenharia, arquitetura e agronomia voltem a sentir orgulho de suas profissões. Para isso, é preciso um Crea forte e atuante, o que será possível com Esdras na presidência.
Engº Rui Engracia Garcia Caluz
Presidente da AEAA (Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos) de Franca

(...) A seriedade, o dinamismo e a dedicação de Esdras às causas sociais e profissionais o qualificam plenamente para ocupar a presidência do Crea/SP. Com isso, ganham a sociedade e os profissionais.
Valter Joaquim Caldini
Pres. Ass. dos Aposentados e Pensionistas da Cetesb

Essa candidatura contempla muitas  mudanças  reivindicadas pelos geólogos, principalmente no que se refere à fiscalização  da atuação das empresas. (...) Confiando nas intenções e na ação do Engenheiro Esdras, manifestamos publicamente nosso apoio, e conclamamos os colegas geólogos  ao pleito e ao voto no nosso candidato, na certeza da vitória!!”
Ari Camargo de Oliveira
Presidente do SIGESP (Sindicato dos Geólogos de São Paulo)

Volta