ASSOCIAÇÃO DESENVOLVE TRABALHO SOCIAL
E APONTA PROBLEMAS DOS PROFISSIONAIS

A AEAB (Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Batatais) congrega os profissionais da região desde julho de 1978 (tendo atualmente 50 associados) e participou da fundação da Faeasp (Federação das Associações dos Engenheiros e Arquitetos do Estado de São Paulo).  Também faz parte das atividades da entidade a promoção de cursos e palestras de interesse das categorias, além de eventos festivos. O auge da programação anual fica por conta do Dia do Engenheiro e do Arquiteto, 11 de dezembro.  Segundo Jairo Tomazella, presidente da entidade para a gestão 1998-2000, como Batatais é uma cidade pequena e está localizada entre Ribeirão Preto e Franca, muitas atividades que exigem maior mobilização são desenvolvidas em Franca. “Existe uma aproximação efetiva entre a Delegacia Sindical do SEESP, a AEAB e o Sindicato dos Arquitetos de Franca”, informou Tomazella.

De todo modo, de acordo com o presidente da entidade, quando está em pauta um assunto relevante para a cidade, a discussão conta com a participação da AEAB, que vem defendendo a criação de um Plano Diretor para o município. “Sempre que temos oportunidade, marcamos posição e cobramos isso dos vereadores e da Prefeitura”, afirmou. O envolvimento da entidade com as questões sociais também se dá pela via técnica, pois os diretores da entidade  prestam assessoria às associações de moradores quando são solicitados a fazê-lo. Uma dessas oportu­ni­dades ocorreu quando um conjunto habitacio­nal apresentou problemas sérios de vazamento de gás. “Fomos juntos ao local e o problema foi solucionado”, relatou Tomazella.

Um problema sério que a AEAB identifica são os chamados “caneteiros”,   que assinam projetos de engenharia e arquitetura. “Como não cabe à associação fiscalizá-los, apenas orientamos os novos profissionais contra essa prática antiética. Isso teria que ser resolvido pelo Crea-SP, mas infelizmente o órgão não faz nada”,  lamentou.  Quanto a isso, Tomazella deposita suas esperanças no processo de mudança que pode haver no Conselho com as próximas eleições.

Volta