PROFISSIONAIS EM FRANCA

 

Associação de Franca promove valorização profissional e reciclagem tecnológica

Fundada em 24 de setembro de 1972, a Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos da Região de Franca conta com aproximadamente 440 associados. Segundo o seu atual presidente, eng. Rui Engrácia Garcia Caluz, sua principal contribuição à comunidade local é o programa "Teto Seguro", instituído em convênio com a administração municipal. "Através dele, as plantas populares com no máximo 70m2 são fiscalizadas pelos filiados à entidade, estando 46 inscritos para tanto. Eles recebem R$ 3,00 por metro quadrado da Prefeitura da cidade. Aos recém-formados, isso representa a oportunidade de ingressar no mercado. Para a população, a garantia do acompanhamento gratuito de um profissional", enfatizou. Ainda de acordo com Garcia, o programa, em funcionamento desde 1995, já permitiu a fiscalização de mais de 4 mil moradias.

Além do trabalho social e dos benefícios aos filiados - convênios médicos e odontológicos, descontos em farmácias, cursos de inglês e escolas de 1º e 2º graus -, a Associação promove a valorização profissional e reciclagem tecnológica. Conforme o presidente, organiza, em conjunto com outras entidades, como o SEESP, por intermédio de sua Delegacia Sindical em Franca, quase toda a semana, palestras técnicas e de demonstração de novos produtos nas áreas de construção e arquitetura. "E anualmente realiza a Semana de Engenharia na cidade", acrescentou Garcia. Também em parceria com a Delegacia do SEESP na localidade e outras instituições, a Associação fundou a Escola do Pedreiro Eclético. "Graças ao seu sucesso, o Senai (Serviço Nacional da Indústria) e a Prefeitura encamparam a idéia e hoje a administram", afirmou. Para ele, essa união é fundamental, pois possibilita às entidades atuação mais dinâmica e, portanto, melhorias aos profissionais.

Ingerências políticas

A Associação faz, ainda, ingerências políticas, discutindo, conforme informou seu presidente, o Plano Diretor da cidade e tendo assento em diversos conselhos. Entre eles, o de Desenvolvimento do Meio Ambiente e o Condephaat (Conse-lho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arquitetônico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo). Além disso, integra comitês, como o de Bacia Hidrográfica, órgão da Secretaria de Recursos Hídricos e Obras, e o de Desenvolvimento Rural Regional, da Secretaria da Agricultura. "Estamos participando de todos os assuntos relevantes e de vários fóruns na região", assegurou Garcia.

Volta