PONTO A PONTO


SEESP participa de discussões sobre ensino

Nos dias 26 e 27 de março último, dirigentes do SEESP participaram de encontro na PUC-Campinas para redefinir diretrizes dos cursos de Engenharia Civil e de Saneamento Ambiental. O trabalho desenvolvido teve por objetivo traçar o perfil do profissional do futuro e, com base no resultado, definir a grade curricular para os próximos anos. Segundo Rita de Cássia Pinheiro Ceccaroni, diretora do Sindicato, participando das discussões para a modalidade Civil, na ocasião destacou-se que "o engenheiro do ano 2005 precisa ter visão humanística, maior conhecimento de informática e poder de gerenciamento, voltar-se mais para a ética. Sobre esses aspectos, ficou se pensando como se mudaria a grade curricular". Na sua opinião, essa formação global do indivíduo visa ensiná-lo a raciocinar, para que ele saiba resolver um problema quando esse surge. Representando o SEESP nos debates para a Engenharia de Saneamento Ambiental, o diretor José Soares Pimentel salientou no ensejo que "o profissional deve ter uma atualização constante, uma formação permanente, para acompanhar a dinâmica dos avanços tecnológicos".

Movimento contra a crise

Para resgatar os valores democráticos, a cidadania e a soberania têm surgido vários movimentos e ONGs (Organizações Não-Governamentais) em todo o mundo. Há quase um ano, foi lançado na França pelo jornalista Bernard Cassen, presidente do Jornal Le Monde Diplomatique, o movimento Attac (Associação pela Taxação das Transações Financeiras em Apoio aos Cidadãos) contra a ditadura dos mercados financeiros, com representantes em vários países. No Brasil, foi lançado oficialmente em cinco capitais – Rio de Janeiro, Belo Horizonte, São Paulo, Curitiba e Porto Alegre –, na primeira semana de março, e vem ganhando adeptos a cada dia. A idéia é organizar o movimento em todo o País, através da criação de núcleos que debatam alternativas contra a crise e o neoliberalismo. Com esse objetivo, realizou-se um pré-encontro nacional no dia 28 de abril último.

Para resistir a verdadeiras ameaças ao País, a discussão nos mais diversos segmentos da sociedade é fundamental. No caso do AMI (Acordo Multilateral de Investimentos), o perigo não terminou, embora devido às divisões internas e às pressões da opinião pública mundial, especialmente da França, tenham sido suspensos os debates sobre o assunto no âmbito da OCDE (Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico), que conta com 29 países entre os mais ricos do mundo. Seus princípios, contudo, passarão a circular pelos diversos fóruns internacionais, nos quais tais nações têm maior poder de decisão. A participação maciça em movimentos como o Attac é, portanto, imprescindível para impedir que esse tratado, no qual são definidas regras comerciais que comprometem a soberania nacional, seja levado adiante.

ART beneficia sindicatos e profissionais

A ART (Anotação de Responsabilidade Técnica) tem a função básica de registrar os trabalhos dos engenheiros e assim formar seu acervo técnico, que constitui seu verdadeiro currículo. Deve ser recolhida por todos os profissionais da categoria, autônomos (responsáveis por obras) ou empregados (por desempenho/função), junto ao Crea-SP. Segundo resolução do Confea, é permitido ao Conselho Regional firmar convênio com as entidades, sendo que 10% do valor da ART podem ir para a designada pelo profissional. Dessa forma, o engenheiro tem a opção de destinar esse percentual ao SEESP, contribuindo para fortalecer sua atuação, indicando no formulário de recolhimento o código 068 no campo 30.

Delegacias têm novo endereço

Visando melhor atender os engenheiros no interior, algumas Delegacias Sindicais do SEESP estão em novas instalações. São elas: a subsede em Araraquara, agora na rua São Bento, 700, 10º andar, sala 103; em Campinas, na rua Antônio Lapa, 1.144; e em Taubaté, na rua Desembargador Paulo de Oliveira Costa, 783.

Complementações de pensões serão pagas

Após ficarem dois meses sem receber, os beneficiários de ex-funcionários da Ceagesp e da ex-Fepasa voltarão a usufruir das complementações de pensões a eles devidas e farão jus aos atrasados a partir do quinto dia útil deste mês. Em 15 de abril último, o procurador geral do Estado, Marcio Sotelo Felippe, determinou o desbloqueio imediato desses pagamentos, ao aprovar parecer sobre o assunto. Mais uma conquista das entidades sindicais, incluindo o SEESP, cuja atuação foi decisiva para reverter aquela situação.

Sindicato acompanha orçamento da cidade

O SEESP está integrando o Fórum de Acompanhamento do Orçamento da cidade de São Paulo, maior do que o de todos os estados brasileiros, exceto o de São Paulo e o do Rio de Janeiro, cuja receita projetada para 1999 é de R$ 10,3 bilhões. Na primeira reunião, realizada no dia 8 de abril último, na sede do Corecon – 2ª Região (Conselho Regional de Economia), estiveram presentes representantes de diversas entidades, entre eles o diretor do Sindicato dos Engenheiros, Álvaro Martins. Na oportunidade, foram aprovadas por unanimidade diversas medidas, tais como a realização de palestras explicativas relativas ao tema aos que não têm conhecimento técnico e de estudos sobre os orçamentos de 1997, 98 e 99, apurando, do total aprovado, quanto foi efetivamente executado e a situação atual. Além disso, foi formada comissão que representará o Fórum em visita à Câmara Municipal, da qual faz parte o diretor do SEESP. Ficou definido ainda que haverá reuniões sempre na primeira quinta-feira do mês, estando a próxima marcada para 6 de maio, às 18h30, também na sede do Corecon.

 

Volta