EDITORIAL


DEVAGAR COM O ANDOR

A louvável decisão do governador Mário Covas de adiar, por tempo indeterminado, os leilões das empresas resultantes da cisão da Cesp aponta que esse processo de privatização necessita de um debate mais aprofundado com o poder legislativo, municípios e sociedade paulistas.

O apagão ocorrido em março último, dez dias após a transferência da operação do sistema para o ONS (Operador Nacional de Sistemas Elétricos), deixando às escuras 86 milhões de brasileiros, trouxe a público os questionamentos que técnicos e críticos do modelo adotado no processo de privatização das estatais de energia há muito vinham fazendo.

Além dos questionamentos de nossa carta ao governador, abordada em matéria desta edição, a recente definição das tarifas de transmissão pela Aneel traz um prejuízo de R$ 60 milhões anuais ao Estado de São Paulo.

A reação da Assembléia Legislativa a essas indefinições já provocou reunião entre políticos, prefeitos, sindicalistas e o governo do Estado, representado pelo vice-governador e coordenador do programa de privatização, Geraldo Alckmin, secretários da Casa Civil e Energia, Celino Cardoso e Mauro Arce.

Infelizmente, não ficou claro o encaminhamento que será dado para esclarecer essas dúvidas de monta. É preciso tempo, transparência e debate público para que se formulem e encaminhem soluções. Talvez por isso, a Assembléia Legislativa se apresse em criar uma CPI de energia, iniciativa fundamental para o debate público do tema.

O SEESP espera que prevaleça a amplitude de visão demonstrada pelo governador do Estado. Devagar com o andor. Como mostra o apagão, aliás o segundo – tivemos o do Rio –, o santo da energia elétrica é de barro e quebra fácil quando de privatizações fáceis.

 

DESEMPREGO: TRAGÉDIA DESTE 1º DE MAIO

1o de maio é a data-base dos engenheiros e o Dia do Trabalho. Mais uma vez será o dia de recorde nas estatísticas de desemprego. Trágica realidade em um país que sempre resolve os problemas do capital financeiro. Precisamos combater duramente essa realidade e a data de celebração convoca a uma reflexão sobre essa luta. É vital a retomada do desenvolvimento com emprego. Não podemos deixar que a árvore dos escândalos recentes esconda a floresta da nossa grande meta nacional: crescimento e superação da miséria.

 

Eng. Paulo Tromboni de Souza Nascimento
Presidente  

Volta