Profissionais em marÍlia

 

Associação luta por valorização

A AEA atua em Marília, buscando o reconhecimento profissional a engenheiros, arquitetos e agrônomos, bem como a sua participação na comunidade local.

Promover a participação de engenheiros, arquitetos e agrônomos nas questões ligadas ao bem-estar da comunidade local está entre as propostas da AEA (Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos da Alta Paulista), entidade localizada em Marília, que congrega 280 profissionais da região. "Procuramos mostrar que, através do seu conhecimento, eles podem contribuir nas inúmeras decisões que precisam ser tomadas no município", afirmou o engenheiro civil José Martin Crulhas, presidente da associação desde 1997, cumprindo seu segundo mandato. Entre as iniciativas desse caráter, a AEA está auxiliando a Associação Comercial de Marília a elaborar um projeto para remodelação do centro comercial da cidade. A entidade também propôs, em projeto de lei apresentado pelo vereador Laerte Rojo Rosseto, a efetivação da Caderneta de Obras, que registra toda e qualquer atividade desenvolvida em cada empreitada. "Queremos que a obrigatoriedade desse instrumento torne-se lei municipal. Isso virá ao encontro de duas questões importantes: qualidade das construções e edificações e valorização do profissional envolvido."

Parcerias com empresas também estão na pauta da associação, que oferece oportunidade para que as companhias apresentem seus produtos em palestras para os filiados. Além disso, tendo completado 30 anos em julho do ano passado, a AEA tem significativa inserção nas atividades da região ligadas à Engenharia e Arquitetura. Assim, a diretoria participa do Conselho Técnico da Emurb (Empresa de Desenvolvimento Urbano), do Conselho Regional Agrícola e do Conselho e Comitê dos Recursos Hídricos da Bacia do Paranapanema.

Sua próxima conquista será ocupar um espaço no Canal Comunitário (transmitido pelas TVs a cabo), destinado às entidades sem fins lucrativos. Segundo Crulhas, o programa irá ao ar semanalmente, durante 30 minutos. "Vamos mostrar o perfil do profissional, dando informações sobre o local onde atua, o trabalho que desenvolve, as suas perspectivas." Também com o intuito de informar os associados sobre as atividades que a entidade desenvolve e estimular a sua participação, já existem dois veículos. A revista Painel, publicada bimestralmente, e o informativo Painel Light, que circula todas as semanas.

Instalações

A AEA ocupa uma área de 7 mil m2, com praça de esportes, campo de futebol, quadra de areia, quiosques e uma área construída de 600m2, onde funcionam a sua administração, a Inspetoria Executiva do Crea-SP e um salão de festas. Melhorar as instalações é outro projeto e Crulhas contou que há dois anos está solicitando uma verba ao Crea-SP para esse fim. "Esperamos que em 99 o Conselho faça o repasse, até porque ampliaremos a área destinada a sua inspetoria", concluiu.

 

Volta