PONTO A PONTO


Sindicato entrega pauta à Sabesp

No dia 23 de março último, o presidente do SEESP, Paulo Tromboni de Souza Nascimento, juntamente com demais diretores do Sindicato, entregou a Pauta de Reivindicações da categoria para 1999/2000 ao presidente da Sabesp, Ariovaldo Carmignani. Nela estão incluídos, entre outros itens, o reajuste automático dos salários toda vez que a inflação atingir ou superar os cinco pontos percentuais, garantia no emprego a todo o efetivo de pessoal da empresa a partir de 1º de maio próximo e a manutenção do Programa de Participação nos Resultados. Além disso, piso salarial do engenheiro no valor de R$ 1.860,00 e o fornecimento pela companhia, no prazo de 90 dias, dos atestados a todos os profissionais que tenham direito e solicitarem, para seu acervo técnico. O SEESP aguarda o agendamento por parte da Sabesp de reunião para início das negociações.

SEESP propõe parceria e faz reivindicação

Em reunião com o prefeito de Santos, Beto Mansur, diretores da Desibas (Delegacia Sindical do SEESP na Baixada Santista) propuseram uma parceria na área tecnológica e de desenvolvimento sustentável, idéia aceita pelo administrador do município. Ainda na ocasião, os representantes dos engenheiros apresentaram o Sindicato e suas preocupações com as questões regionais. Abordaram também a situação salarial dos profissionais da categoria que atuam junto à Prefeitura, reivindicando melhor capacitação e remuneração a eles. As conversações sobre o tema devem continuar em um segundo encontro, a ser agendado.

Em defesa da 5ª letra

A Cosipa apresentou proposta no dia 12 de março de redução de uma turma nos seus turnos, o que teria como conseqüências aumento da jornada em 25%, elevação do risco de acidentes e problemas de saúde. Para impedir que isso se concretize, os representantes dos trabalhadores, incluindo o Sindicato dos Engenheiros, formaram a Frente Sindical em Defesa da 5ª Letra. Afinal, conforme consta na Constituição, as empresas não podem mudar a jornada dos turnos sem negociação com essas entidades e posterior assinatura de um acordo entre as partes. Os engenheiros e demais profissionais estão organizados de modo a garantir a manutenção de seus direitos e interesses.

Assembléia Geral

Dando início às campanhas salariais, aconteceu no dia 18 de março último assembléia geral aberta a todos os engenheiros do Estado de São Paulo, associados e não-sindicalizados, da indústria, consultoria, construção civil e demais segmentos representativos. No ensejo, foi discutida e aprovada a Pauta de Reivindicações unificada da categoria para 1999, data-base em 1º de maio, a qual já está sendo encaminhada aos sindicatos patronais dos vários setores da economia.

 

Volta