EDITORIAL


Campanhas salariais

O SEESP estará envolvido nos próximos meses nas campanhas salariais com data-base em 1º de maio, abrangendo – além das várias empresas nas quais negociamos diretamente – os engenheiros da indústria, comércio, construção civil e consultoria. E, a seguir, estaremos iniciando negociações com as energéticas, cuja data-base é 1º de junho.

Como temas básicos e de abrangência coletiva das campanhas, estaremos empenhados e mobilizados pela manutenção do emprego e dos benefícios sociais anteriormente conquistados.

Um outro ponto importante será levar às mesas de negociações a discussão sobre a implantação de um mecanismo de proteção salarial, na hipótese de eventuais perdas provocadas pela volta da inflação. É evidente que ninguém deseja que isso ocorra, e essa nossa disposição não reflete aposta no seu processo de retorno, cujo controle é de competência do governo através de mecanismos operados a partir de sua política econômica.

No entanto, não podemos admitir que o "mico" da volta do processo inflacionário recaia sobre os salários, mesmo porque esse retorno – se ocorrer – significa que os preços já subiram e estaremos tratando de repor aquilo que os salários já perderam.

Transformar o salário na âncora substitutiva da estabilidade da moeda, além de constituir-se em paliativo inócuo, vai resultar em um aprofundamento maior do processo recessivo já instalado, com queda do poder de compra da população, diminuição da demanda, freio na produção e conseqüente aumento do desemprego.

Nesse sentido, é preciso a mobilização de todos em torno de um trabalho político sério, sistemático e participativo para que possamos alcançar os resultados e conquistas que esperamos dessas campanhas salariais.

III Congresso Estadual dos Profissionais de São Paulo

Foi decisiva a participação do SEESP no III Congresso Estadual dos Profissionais, realizado nos dias 25, 26 e 27 de março, onde tivemos aprovadas todas as nossas principais teses ao Congresso Nacional, no mês de maio próximo, em Natal-RN.

Nesse sentido, queremos agradecer o empenho de todos os companheiros que lá compareceram e àqueles que nos ajudaram nesse processo, que vem desde outubro passado nos congressos distritais.

Presidido pela Engª Neuza Maria Trauzzola, conselheira indicada e eleita com o apoio do SEESP, o Congresso foi coroado de êxito, tendo os trabalhos transcorrido dentro da normalidade e tranqüilidade necessárias para o cumprimento da pauta estabelecida.

Os delegados ao Congresso Nacional foram escolhidos através de uma chapa de composição, na qual o SEESP se apresenta com a maior bancada e obteve aprovação absoluta da plenária.

Eleições limpas – Foi aprovada por unanimidade na plenária do III CEP moção apresentada pelo SEESP propondo princípios e critérios a serem adotados nas próximas eleições para presidente do Crea-SP, garantindo lisura e transparência no processo e a participação ampla e indiscriminada dos profissionais.

Secretaria x Crea

A posse do engº André Monteiro de Fazio frente à Secretaria Municipal de Vias Públicas demonstra o reconhecimento da Prefeitura ao fato de tal pasta ser da área de Engenharia.

Em decorrência dessa posse, coloca-se o questionamento ético e legal quanto à sua permanência na Presidência do Crea-SP, tendo em vista a natureza conflitante entre os dois cargos: um de fiscalização do exercício profissional e o outro de exercício profissional.

Volta