PONTO A PONTO


SEESP pretende aumentar base

Entre as prioridades dessa gestão do SEESP está ampliar sua inserção nos setores privados metalúrgico e da construção civil. "A idéia é aprimorar o trabalho que vem sendo desenvolvido desde 1991. Naquele ano, a entidade firmou acordo com a Fiesp (Federação das Indústrias no Estado de São Paulo) e com o Sinduscon (Sindicato da Indústria da Construção Civil), e vem aumentando desde então sua participação nas campanhas salariais, procurando aprimorar os acordos firmados a cada ano", afirmou Esdras Magalhães dos Santos Filho, coordenador da Comissão responsável por essa atuação. Buscando uma maior representatividade do SEESP nesses segmentos, a idéia é, de acordo com ele, ter uma política permanente de aproximação entre as empresas do setor e principalmente os engenheiros que nelas atuam, visando identificar suas reivindicações e estreitar relacionamentos. Tais assuntos devem ser discutidos em encontros agendados com esses profissionais, fazendo uso da cláusula do acordo com a Fiesp que assegura ao sindicato duas reuniões anuais com seus representados.

Campanha Salarial

Com data-base em 1º de janeiro, os engenheiros do setor ferroviário enfrentam dificuldades nas negociações coletivas. No caso da Ferroban, antiga Malha Paulista/RFFSA (ex-Fepasa), os cinco sindicatos dos trabalhadores mais a Federação Nacional dos Ferroviários prevêem desafios nas conversações, especialmente porque terão de sentar à mesa com um investidor privado, cuja postura é ainda desconhecida. As negociações começam em março, quando vence o Contrato Coletivo de Trabalho, renovado até o dia 31 daquele mês. Os representantes dos trabalhadores pleiteiam a prorrogação do acordo em vigor por mais dois anos e reajuste pelo ICV-Dieese.

Na CPTM, por sua vez, já tiveram início as negociações. Em reunião realizada no dia 4 de fevereiro entre os sindicatos e a diretoria da empresa, essa última apresentou contraproposta, sem aumento. O governo ainda discute política salarial para as estatais, e suas resoluções podem alterar essa situação.

Os trabalhadores reivindicam reajuste também pelo ICV-Dieese, regularização dos empregados que recebem gratificação de função, normalização da estrutura de cargos e salários e participação nos resultados da CPTM, entre outros itens. No dia 22, estava agendada nova reunião de negociação, e a expectativa era de que essa empresa e os sindicatos chegassem a um consenso.

Política do emprego no País

No dia 26 de fevereiro, a partir das 19h30, será realizada no auditório do SEESP palestra sobre o tema "Política do Emprego no País", ministrado pelo vice-presidente do TST (Tribunal Superior do Trabalho), Almir Pazzianotto Pinto.

Acervo técnico

Como resultado de negociação com a Sabesp encabeçada pelo SEESP, o Sindicato e a diretoria técnica padronizaram a emissão de atestados para todos os engenheiros da empresa. Eles receberão um manual de orientação para preenchimento da ART (Anotação de Responsabilidade Técnica) e poderão tirar seu acervo técnico no posto do Crea situado no SEESP.

 

Volta