EDITORIAL


Juros asfixiantes

Embora a crise do real se acentue, com as suas previsíveis conseqüências, o governo federal, até o momento, não deu sinais de alteração de rota na sua política econômica, que asfixia a Nação.

Com o Banco Central acuado diante do mercado, o governo, a despeito de suas afirmações de que as elevadíssimas taxas de juros cairão em futuro próximo, não consegue sinalizar a sua trajetória de queda e, tampouco, se desvencilhar das medidas monetaristas.

O SEESP já se manifestou claramente contra essa nefasta política de juros, cujos custos sociais tendem a se agravar ainda mais com o aprofundamento da recessão e o crédito difícil, potencializando o mais cruel dos flagelos: o desemprego.

Neste sentido, estamos concebendo formas de mobilização que possibilitem aos engenheiros influir na política econômica do governo, tendo como grande desafio no momento a derrubada dos juros extorsivos, para a retomada do desenvolvimento, do emprego e da engenharia brasileira.

Mudanças no Crea-SP

Estamos comemorando a eleição, no Plenário do CREA/SP, do engenheiro Luiz Antonio Moreira Salata para a sua 1ª Vice-Presidência.

A presença de Salata na direção da entidade é fator de fundamental importância para os profissionais, que agora passam a contar com um incansável defensor do exercício de fiscalização e de atuação mais efetiva do órgão.

Além disso, o assento na diretoria do Crea é um poderoso instrumento para a defesa de um processo limpo e democrático nas próximas eleições para o Sistema, que ocorrerão no segundo semestre deste ano.

A vitória alcançada aponta para uma perspectiva de mudança na atuação do Conselho, objetivo pelo qual o SEESP há muito vem se empenhando junto aqueles que têm um firme compromisso com os profissionais.

São Paulo no Confea

Finalmente, deverão ser apurados os votos das eleições para conselheiros de São Paulo no Confea, realizadas em dezembro passado.

Confiantes na vitória da candidata Engª Maria Neuza Trauzzola, vamos nos empenhar para que o seu programa de gestão, que tem o apoio do SEESP, seja concretizado, sobretudo no que tange em se constituir em canal permanente junto ao Confea, para as diversas entidades e profissionais por ela representados.

 

Paulo Tromboni de Souza Nascimento
Presidente

Volta