CULINÁRIA


Engenheiro mestre-cuca

Marcos Wanderley Ferreira é um profissional da engenharia que também se dedica à arte de cozinhar. O sucesso do hobby lhe rendeu aparições na TV e um livro com suas receitas de molho.


O engenheiro Marcos Wanderley Ferreira possui um talento bastante conhecido e apreciado na Associação dos Engenheiros da Estrada de Ferro Noroeste do Brasil, entidade que preside: cozinhar. Lá, o mestre-cuca reveza-se com outros colegas na elaboração dos tradicionais jantares às terças e quintas-feiras, que reúnem aproximadamente 50 pessoas.

Ele iniciou-se na arte da culinária há mais de 30 anos, ainda quando garoto. Naquela época, Ferreira já era escalado nas viagens de férias para cozinhar. Hoje, a história se repete, não apenas na associação, mas também no grupo de pesca e entre outros amigos. E o que começou como hobby ganhou ares profissionais. O engenheiro foi convidado várias vezes a apresentar seus pratos em programas de TV e agora acaba de lançar um livro que ensina a preparar molhos. "Para elaborá-lo, desenvolvi um trabalho de pesquisa muito intenso. Aproveitei algumas idéias e adaptei receitas ao meu paladar", afirmou. Ele garantiu ser um estudioso no assunto, mais ainda, um colecionador. "Tenho uma biblioteca imensa sobre culinária, com vários livros e fitas, e possuo catalogadas no micro umas 1.500 receitas que experimentei ou aprimorei." Ferreira, que também é vice-presidente da Delegacia Sindical do SEESP em Bauru, acredita que sua formação profissional como engenheiro contribui para a forma de organização e pesquisa do seu assunto de interesse, bem como na combinação dos temperos. Se isso funciona? "Ninguém nunca reclamou dos pratos", brincou.

Coquetel de Camarão

INGREDIENTES

12 camarões médios

1/2kg de camarão pequeno e limpo

2 limões (somente o suco)

1 colher (sopa) de sal

1 colher (chá) de curry

1 pitada de pimenta-do-reino

1 vidro pequeno de maionese (250g)

2 colheres (sopa) de catchup

1/2 colher (sopa) de gim

1 lata de creme de leite

1 colher (chá) de molho inglês

1 colher (café) de mostarda

1 pitada de nós moscada

gotas de molho de pimenta

 

MODO DE FAZER

Limpe os camarões médios conservando o rabinho, junte o camarão pequeno e tempere com limão, sal, curry e pimenta do reino. Deixe nesse tempero por uma hora.

Cozinhe os camarões com um pouco de água por uns 15 minutos ou até estarem cozidos e macios. Escorra e separe os 12 camarões com rabinho para a decoração.

Misture os ingredientes do molho, começando pela maionese e o catchup e aos poucos os restantes, tomando cuidado para não empelotar. Junte os camarões pequenos, misture bem e coloque em taças apropriadas para coquetel. Decore com dois camarões inteiros cada taça.

Sirva como entrada. Porção para seis pessoas.

 

Volta