Atuação Regional

Entidade desenvolve trabalho social

A Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Sorocaba presta consultoria gratuita em bairros carentes, promove campanhas à melhoria da qualidade de vida na cidade e muito mais.

Fundada em 8 de abril de 1952, a Aeas (Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Sorocaba) teve expansão considerável nas últimas duas gestões. Quem garante é seu atual presidente, o engenheiro civil José Antonio Bolina: "Quando assumimos a entidade, em 1994, o número de associados era muito pequeno, em torno de 40. Hoje, quase 400 profissionais contribuem mensalmente (em Sorocaba, há 1.200 engenheiros e arquitetos)." Segundo relatou ele, graças a esse incremento, a diretoria conseguiu atingir sua meta principal, adquirindo um terreno de 3.700 metros, próximo ao Shopping Esplanada, onde deverá ser construída a sede própria da Aeas.

Além dessas conquistas, a Associação destaca-se por desenvolver trabalhos sociais, valorizando a profissão do engenheiro e do arquiteto. "Temos um ônibus-escritório e vamos aos bairros carentes orientar o pessoal na construção. Prestamos todo tipo de consultoria gratuitamente, incluindo sobre consumo exagerado de energia e de água", informou Bolina.

Durante essa gestão, a Aeas promoveu, ainda, juntamente com o Sincopetro (Sindicato dos Distribuidores de Petróleo), o qual representa os postos de gasolina – 82 na localidade – uma campanha de limpeza intitulada "Motorista Educado, Cidade Limpa". "Distribuímos 400 mil sacolinhas. A pessoa parava para abastecer seu carro e recebia do frentista uma para não jogar lixo na rua. Vamos retomar essa campanha, agora com a Prefeitura de Sorocaba. É um trabalho de conscientização para a sociedade, que envolve o engenheiro, pois evita enchentes, entupimento de esgotos", afirmou o presidente.

Também de acordo com ele, outra contribuição dada pela entidade à cidade foi a elaboração de um laudo sobre a cadeia pública local, que colaborou para a construção de nova prisão. E a sua atuação não pára por aí. Inclui, conforme destacou Bolina, a realização de palestras sobre segurança em edifícios e outros temas de interesse da comunidade e dos profissionais, bem como o início de uma fiscalização conjunta, abrangendo o Crea-SP (Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura), a Prefeitura Municipal de Sorocaba e o Ministério do Trabalho. "A idéia é valorizar o profissional, de modo que ele diminua o número de plantas e consiga um preço melhor", enfatizou o presidente.

Benefícios

Os filiados à Aeas podem usufruir de diversos benefícios, abrangendo convênios médicos e odontológicos com descontos. Além disso, têm à sua disposição revistas especializadas e jornais na sede, a venda de normas brasileiras a um custo menor, por intermédio de convênio entre a entidade e a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). "No final do ano passado, entregamos aos nossos sócios uma bolsa de primeiros socorros e a agenda 1999. E sempre lhes devolvemos uma das mensalidades pagas na forma de brinde ou presente, geralmente na data do seu aniversário", contou Bolina.

Volta