EDITORIAL


Menos juros, mais engenharia

Retomar o desenvolvimento econômico com ênfase na tecnologia e engenharia brasileiras é o grande desafio do momento. Foi-se a âncora cambial.Já foi tarde. Essa, por suas repercussões nos juros e no déficit público, é uma das grandes responsáveis pela recessão e desemprego. Mas o governo insiste em juros astronômicos que estrangulam a economia e a tecnologia brasileiras.

O momento é de combater a insanidade monetarista que até especuladores internacionais criticam. A nova meta dos engenheiros e da sociedade deve ser derrubar a âncora dos juros extorsivos e abrir caminho para o desenvolvimento. Por essa razão, o SEESP lançou o manifesto "Menos juros, mais engenharia". Trata-se de um instrumento para os colegas ajudarem a combater o desemprego e a asfixia da engenharia brasileira.

Contra as arbitrariedades

Para evitar que se repitam as já tradicionais arbitrariedades nos processos eleitorais do Sistema Confea/Creas, o SEESP está propondo alterações para a minuta do Regulamento Eleitoral que regerá a renovação dos presidentes dos Conselhos. De imediato, discordamos do processo adotado que exclui o regimento de ampla apreciação pelos profissionais. Ao nosso ver, o regulamento deveria ser objeto de debate público, com intensa divulgação, e aprovado em congresso nacional do Sistema.

O anteprojeto é uma peça antidemocrática que permite a realização de eleições quase secretas e a manipulação das apurações pelo Conselho Federal.

Conselho editorial

Já está funcionando o Conselho Editorial do SEESP, que a partir desta edição integra o expediente do Jornal do Engenheiro. O grupo, composto por dirigentes da Capital e das Delegacias Sindicais e outros colaboradores, reúne-se periodicamente para avaliar os jornais já publicados, pautar os próximos e discutir outras propostas para a comunicação do Sindicato.

Com isso, esperamos estar dando mais um passo na concretização do programa de trabalho desta gestão, que incluía a aprimoração e dinamização de seus veículos de comunicação.

 

Paulo Tromboni de Souza Nascimento
Presidente

Volta