Representação no Confea


Irresponsabilidade prejudica SP

Liminar suspende apuração das eleições para conselheiros federais e o Estado é o único onde ainda não se conhece o resultado. O SEESP está tomando providências para reverter a situação.


No último dia 2, os profissionais da área tecnológica tiveram a oportunidade de, pela primeira vez, eleger diretamente seus representantes no Confea. Em todo o Estado de São Paulo, cerca de 3 mil votantes compareceram às urnas, legitimando o processo. Uma vitória, sem dúvida, ainda mais se observados os casuísmos que o permearam. Forças antidemocráticas tentaram de todas as formas impedir a realização do pleito, inicialmente através de pedidos de liminares e da restrição do acesso ao voto. Em algumas cidades do interior, não havia nenhuma urna instalada e na Capital, limitavam-se a sete. Nem por isso os profissionais deixaram de participar. Agora, como última alternativa para manter a decisão nas mãos de poucos, recorreram novamente à Justiça. Conseqüentemente, a apuração está suspensa por liminar articulada pela Faeasp (Federação das Associações de Engenheiros e Arquitetos de São Paulo). Esse ato irresponsável pode deixar São Paulo sem representante no Confea.

Situação esdrúxula

A eleição ocorreu sem problemas em todos os demais estados onde ocorreu, nos quais os votos foram apurados e os resultados proclamados. Justamente em São Paulo, que congrega o maior número de profissionais no País, configura-se essa situação esdrúxula. O SEESP já está tomando as providências cabíveis e não medirá esforços para reverter o quadro. O Sindicato vem lutando há muito por mudanças no Sistema, tanto que apoiou, juntamente com outras entidades e categorias, as candidaturas dos engenheiros Neuza e Sant’Ana, cujas propostas vão de encontro a esses anseios. Não pode, portanto, deixar de manifestar sua indignação e protesto perante tal desrespeito à vontade dos profissionais.

O retrocesso é inadmissível. O Sistema Confea/Creas necessita urgentemente ser reformulado e modernizado e a representação de todos os estados por pessoas comprometidas com essas bandeiras, eleitas diretamente, é o primeiro passo para que isso aconteça.

 

Volta