DIA DO ENGENHEIRO 


Homenagem à competência

Seis profissionais que se destacaram em suas áreas de atuação receberam a 12ª edição do Prêmio Personalidade da Tecnologia.


Como tradicionalmente acontece, o SEESP entregou, durante evento em comemoração ao Dia do Engenheiro e do Arquiteto, 11 de Dezembro, o Prêmio Personalidade da Tecnologia aos destaques do ano em suas áreas de trabalho. Prestigiaram o acontecimento, seguido de coquetel, profissionais do setor, representantes de entidades e autoridades.

Em sua 12ª edição, a iniciativa visa deixar registrada na história da categoria a atuação daqueles que contribuíram, com ousadia e criatividade, para produzir conhecimento e soluções que beneficiem a Nação e melhorem as condições de vida da população. Ano após ano, os engenheiros de São Paulo participam da escolha dos nomes. "Nesta versão, consultamos as nossas bases em todo o Estado, que encaminharam suas sugestões ao grupo de Coordenação do Conselho Tecnológico. Foram feitas várias reuniões, onde se debateu entre os presentes quais seriam as atividades e premiados mais integrados ao momento vigente. Daí, surgiu a indicação dessas personalidades", explicou Sérgio Fernando Santos Gazire, vice-presidente do SEESP. Como resultado, foram agraciados os engenheiros Roberto Rodrigues (Agronomia), Francisco Romeu Landi (Educação e Pesquisa), Lauro de Moraes Faria (Inovação Tecnológica), Ben Hur Luttembarck Batalha (Saneamento Ambiental), Márcio Wohlers de Almeida (Telecomunicações) e Antonio Marsiglia Netto (Valorização Profissional). Em seu discurso, eles abordaram questões relativas à tecnologia em sua área de atuação, e sua importância na conjuntura atual do País.

Representando o governo de São Paulo no evento, o secretário Estadual de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico, Flávio Fava de Moraes, assegurou conhecer praticamente todos os premiados de "longa data". "Sei o quanto representam ao desenvolvimento da tecnologia no nosso Estado." E continuou: "Fico bastante confortado ao ver que o Sindicato tem uma história muito positiva, traduzida em vários dos seus atos, e em especial nesse que eu tenho acompanhado há alguns anos. Congratulando pessoas não só da própria engenharia, mas também de áreas afins, tem se notabilizado por uma inquestionável e inequívoca precisão e acerto nas concessões desses prêmios." Fava transmitiu mensagem do governador Mário Covas: "Como engenheiro e político associado, apela à própria classe, à iniciativa privada e até aos setores públicos para que interfiram, lutem, ajam em benefício do País. Nesse momento, o Governo do Estado de São Paulo rende ao Sindicato e aos premiados a sua homenagem. Parabéns a todos, e que brevemente estejamos juntos novamente enfrentando a missão e a luta que depende dos líderes do Brasil."

Conselho Tecnológico

Na ocasião, o presidente do SEESP, Paulo Tromboni de Souza Nascimento enfatizou o objetivo dessa gestão de reformular o Conselho Tecnológico da entidade. "Esse órgão é composto por engenheiros e personalidades do Estado de São Paulo que se projetaram dentro das atividades que exercem profissionalmente, e é nossa intenção, ao reorganizá-lo, fazer com que se torne um porta-voz, um interlocutor do SEESP para os assuntos no âmbito tecnológico colocados pela conjuntura atual", complementou Gazire. Ele aproveitou o ensejo para solicitar aos premiados que efetivamente se integrem ao Conselho, "dentro dessas perspectivas de interagir com a sociedade, dando respostas e opiniões sobre todos os problemas tecnológicos porventura apresentados".

 

Volta