PONTO A PONTO


Novas diretorias são empossadas no interior

No dia 25 de novembro, ocorreu a solenidade de posse da diretoria da Delegacia Sindical no Grande ABC, na Câmara Municipal de Santo André, e a comemoração do Dia do Engenheiro, do Arquiteto e do Agrônomo. O evento foi realizado em conjunto com a Delegacia do SEESP e as associações dos Engenheiros e Arquitetos do ABC e de Ribeirão Pires, a Prefeitura Municipal de Santo André, a Associação dos Engenheiros Agrônomos do Estado de São Paulo e a Associação Paulista dos Engenheiros de Segurança do Trabalho, ambas regionais do ABC.

Na ocasião, o presidente do SEESP, Paulo Tromboni de Souza Nascimento, empossou a nova diretoria, encabeçada pelo engenheiro Sérgio Scuotto, reiterando os compromissos da chapa Novos Rumos.

Em Piracicaba, a comemoração aconteceu no dia 26 de setembro último. O presidente da Delegacia Sindical na cidade, Walter Becari, reeleito para essa gestão, e mais onze diretores foram empossados por Tromboni, com propostas de buscar soluções para os problemas enfrentados pela categoria. Estavam presentes ao evento engenheiros, arquitetos e autoridades como o vice-prefeito João Chaddad, o deputado federal José Machado, o vereador José Aparecido Longatto e o presidente do Sindicato dos Trabalhadores na Alimentação de Piracicaba, Fânio Luiz Gomes. Também prestigiaram a solenidade o vice-presidente do SEESP, Ubirajara Tannuri Felix, e o presidente da Aeasp (Associação dos Engenheiros e Arquitetos de São Paulo), Levy Montebello. Para Becari, as mudanças por que passa a sociedade brasileira exigirão atenção redobrada, em especial no que se refere à manutenção dos direitos da classe trabalhadora. "Os desafios são grandes, mas tenho certeza que os engenheiros contribuirão para superá-los."

Hidrovia Tietê-Paraná em pauta

Em reunião realizada no SEESP no dia 3 de novembro com o deputado estadual Paulo Julião (PSDB), foi discutida a falta de administração nas eclusas da Hidrovia Tietê-Paraná. No empreendimento, já foram investidos cerca de US$ 4 bilhões nos últimos 50 anos, visto que o fluxo de turistas é grande devido às cinco ferrovias e às quatro rodovias que estão entre os seus 2.000 km de extensão. Na ocasião, foram apresentadas propostas ao deputado (veja abaixo), que se comprometeu a solicitar ao governador Mário Covas providências urgentes. Participaram da discussão Paulo Tromboni de Souza Nascimento, presidente do SEESP, Esdras Magalhães dos Santos Filho, representante do Sindicato na FNE (Federação Nacional dos Engenheiros), Ricardo Gomes Goulart, diretor da Delegacia Sindical na Baixada Santista, e os engenheiros navais Edson Andreotti, Neil de Castro Roswell, Aldo Andreoni, Fernando Monteiro Ribeiro e Conrado Zepf.

Os sistemas de transportes sobre águas no Estado de São Paulo consistem em travessias marítimas — ferry-boats e lanchas de passageiros ao longo da costa litorânea —, na Hidrovia Tietê-Paraná, servindo cerca de 450 municípios, com barragens e investimentos em eclusas e nas travessias isoladas do interior — pequenas balsas construídas pelo Governo, entregues aos municípios.

Propostas dos engenheiros

  •  Criação ou atribuição a um único órgão, ligado ao Governo do Estado, que reúna as atividades da mesma natureza, sob orientação estratégica única, com atribuições para viabilizar investimentos na área de navegação em geral;

  • estudar e tornar viável a instalação de travessias do sistema PIT (Programa de Interiorização de Travessias);

  • homologar a estrutura que envolve todo o complexo hidroviário de transporte sobre águas, como embarcações, píeres e atracadouros;

  • administrar as instalações existentes, diretamente ou através de terceiros ou mesmo preparando contratos de concessões;

  • fiscalizar a navegação ao longo das hidrovias, homologando as instalações sobre água e terra, visando a profissionalização e internacionalização dos serviços.

Pela garantia de data-base

Visando dar início à campanha salarial dos engenheiros que trabalham nas empresas de telecomunicações, foram realizadas Assembléias Gerais Extraordinárias nos dias 23, 24 e 25 de setembro, nas quais foram aprovadas as pautas de reivindicações da categoria, já encaminhadas aos empregadores. Como nesse processo é imprescindível garantir a manutenção da data-base da categoria – 1º de dezembro –, o SEESP, com o objetivo de assegurar os prazos da legislação pertinente, convocou mesas-redondas nas Delegacias Regionais do Trabalho para o mês de novembro.

Festa em Taubaté

A Delegacia Sindical do SEESP em Taubaté e a Sociedade Taubateana de Engenharia, Arquitetura e Agronomia comemorarão em conjunto o Dia do Engenheiro e do Arquiteto, em jantar de confraternização marcado para ocorrer no Clube Recreativo Abaeté, no dia 11 de dezembro, às 21 horas.

Dia do Engenheiro discutirá tecnologia e desenvolvimento

Como tradicionalmente ocorre, o SEESP está programando o Dia do Engenheiro, festejado em 11 de dezembro, com várias atividades que terão lugar no auditório do Sindicato, na Rua Genebra, 25, 1º andar, na Capital. Neste ano, o evento está sendo organizado pelo Grupo de Coordenação do Conselho Tecnológico do SEESP. A comemoração terá início às 14h30, com o painel "Contribuição da Engenharia para a Defesa da Tecnologia e do Desenvolvimento Nacionais", com término previsto às 16h30.

Personalidade da Tecnologia

O prêmio "Personalidade da Tecnologia de 1998", ponto alto da festividade, será entregue às 18h30. Promovida pelo SEESP pelo décimo segundo ano consecutivo, a homenagem será feita a seis profissionais que tiveram destaque nas áreas de Valorização Profissional, Inovação Tecnológica, Saneamento Ambiental, Agronomia, Educação e Pesquisa e Telecomunicações. A iniciativa tem o objetivo de deixar registrada na história da categoria a atuação de profissionais que se dedicaram a gerar conhecimento e soluções que beneficiem a Nação e melhorem as condições de vida da população.

 

Volta