SÃO PAULO NO CONFEA


É hora de votar em mudanças

Nessas eleições para conselheiros federais, seu voto é fundamental, pois ele pode representar o início da reformulação e modernização do Sistema Confea/Creas.

No próximo dia 2, os profissionais da área tecnológica terão a oportunidade de eleger seus representantes no Confea. Pelo Estado de São Paulo, são candidatos a conselheiros federais Neuza Maria Trauzzola e José Roberto Sant’Ana, respectivamente titular e suplente. Engenheiros civis com ampla experiência profissional e associativa, eles propõem a reformulação, modernização e democratização do Sistema Confea/Creas, incluindo o resgate de suas finalidades legais.

Diversas entidades apóiam essas candidaturas, como o SEESP, o IE (Instituto de Engenharia), o IAB-SP (Instituto de Arquitetos do Brasil), o Sintesp (Sindicato dos Tecnólogos do Estado de São Paulo), o Sinduscon (Sindicato Nacional das Indústrias da Construção Civil) Regional Sudoeste, a Apaest (Associação Paulista de Engenharia de Segurança do Trabalho), a Steaa (Sociedade Taubateana de Engenharia, Arquitetura e Agronomia), a Abece (Associação Brasileira de Engenharia e Consultoria Estrutural), as associações dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos da Região de Franca, de Pindamonhangaba e de São José dos Campos, as associações dos Engenheiros e Arquitetos de Jacareí, do Metrô de São Paulo, de Piracicaba e de Sorocaba, as associações dos Engenheiros da Cesp, da Estrada de Ferro Noroeste do Brasil e dos Ferroviários no Estado de São Paulo, ex-Fepasa, e o Fórum das Associações de Engenheiros e Arquitetos das Empresas Estatais Públicas.

Inclusive, na cidade de Sorocaba, algumas dessas promoveram encontro entre os candidatos e os profissionais da região, no dia 11 último, onde foram apresentadas e debatidas as propostas de Neuza e Sant'Ana para a reformulação do Sistema.

Todos os profissionais com registro ou visto no Conselho – engenheiros, arquitetos, agrônomos, geólogos, geógrafos, agrimensores, meteorologistas, tecnólogos, técnicos industriais e agrícolas –, em dia com suas anuidades, podem votar. Basta dirigir-se à inspetoria do Crea-SP na sua cidade ou região ou a um dos endereços na Capital (veja relação dos locais abaixo), das 9 às 21 horas. Essa é sua oportunidade de não se calar diante das arbitrariedades encontradas no próprio processo eleitoral. Como reflexo do que ocorre no Confea, há correntes antidemocráticas querendo impedir que os profissionais sejam ouvidos. Diante disso, o comparecimento nas urnas assume importância ainda maior. Somente assim é possível legitimar o processo e garantir a representação efetiva desse Estado no Confea. Está em suas mãos iniciar as mudanças no Sistema.

Volta