PONTO A PONTO

Sabesp discute implantação de Conselho de Representantes de Empregados

No dia 14 de outubro último, aconteceu no auditório do SEESP o seminário "Diretor e Conselho de Representantes dos Empregados da Sabesp", com vistas à implantação e eleição desses na companhia, conforme acordo em seu último dissídio coletivo. Diversas entidades compuseram a mesa, como o Sintaema (Sindicato dos Trabalhadores nas Empresas de Água, Esgoto e Meio Ambiente), APU (Associação dos Profissionais Universitários), Aesabesp (Associação dos Engenheiros da Sabesp), Associação dos Funcionários da Sabesp e Sintius, além do SEESP, cujos representantes apóiam a iniciativa, sendo favoráveis à constituição do Conselho e eleição de seus membros, bem como do diretor representante dos empregados. O objetivo principal do evento foi apresentar aos profissionais da Sabesp as experiências em outras empresas acerca do tema. Para o presidente do CRE (Conselho de Representantes de Empregados) da CPFL, Vicente Andreu Guillo, é fundamental que todas as estatais tenham consolidado esse espaço, e, no futuro, a sociedade brasileira, inclusive a iniciativa privada, aceite com bastante naturalidade uma contribuição efetiva dos trabalhadores à empresa. Tanto ele quanto Silvio Takashi Anagusuku, secretário geral do Corep (Conselho de Representantes de Empregados) do Banespa, e Valfrides Barreto, vice-presidente do CRE da EPTE (antiga Eletropaulo, agora desmembrada) observam que muitos trabalhadores têm uma visão sindical indicativa da atuação desses conselheiros. "Mas a vanguarda fica mais preocupada com os aspectos institucionais da empresa", acrescentou o último deles. "Os papéis são complementares", enfatizou Guillo. A Sabesp elaborou proposta de estatuto para a implementação, e está discutindo com as lideranças e profissionais o assunto. O objetivo é constituir essa representação o mais breve possível.

Congresso Estadual é adiado

O Congresso Estadual de Profissionais, agendado para o dia 9 de outubro último e com cronograma definido para São Paulo, não aconteceu. O SEESP lamenta que mais uma vez os profissionais deixem de ser ouvidos, pois tal evento seria de suma importância enquanto oportunidade de mobilização das categorias e de discussão de propostas à urgente necessidade de reformulação e modernização do Sistema. A justificativa, segundo informou o coordenador dos Congressos Distritais, engenheiro César Ribeiro Rivelli, é que o Confea adiou o debate em nível federal, não definindo, assim, as regras e condições de como os estados seriam representados nesse. "Se nós fizessemos o Congresso Estadual agora, não poderíamos eleger tais delegados. Vamos imaginar que o critério não coincidisse. Poderíamos discutir as propostas finais a serem apresentadas nacionalmente, mas teríamos que promover outro encontro para eleger nossos representantes. Portanto, é melhor que isso aconteça junto. O meu objetivo é fazer um trabalho e chegar a todas as conclusões." Conforme afirmou ele, já há outra data marcada, para meados de 1999. "O Crea-SP democraticamente abriu o debate, e estamos satisfeitos com a participação dos profissionais. Só truncamos o processo por conta desse risco", defendeu Rivelli.

Homenagem aos agrônomos

No dia 12 de outubro último, foi comemorado o Dia do Agrônomo em todo o Estado, como ocorre anualmente. O ponto máximo das festividades foi a realização da Semana de Agronomia na Esalq/USP (Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz), em Piracicaba, já tradicional. Como parte da homenagem a esses profissionais, a Secretaria da Agricultura foi transferida para o recinto dessa faculdade por um dia e, encerrando as comemorações, houve um grande evento no campus da Esalq.

Campanha salarial

Nas empresas do setor de telecomunicações Telesp, Telesp Celular e CTBC, teve início a campanha salarial, com vistas ao Acordo Coletivo de Trabalho 1999 . Nessas, foi entregue a pauta de reivindicações dos engenheiros, cuja data-base é 1º de dezembro. Já na BCP, o SEESP está em fase de entendimentos para começar o processo.

Cooperativa dos engenheiros está entre as melhores de 1997

No dia 17 de outubro último, a Cecresp (Central das Cooperativas de Crédito em São Paulo) homenageou as dez melhores cooperativas filiadas a ela e as três conveniadas de 1997. A Coeceesp (Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo dos Engenheiros em São Paulo) ocupou no ranking um honroso sétimo lugar. A premiação ocorreu pelo quarto ano consecutivo, durante solenidade de comemoração do "Dia Internacional do Cooperativismo de Crédito". A avaliação baseou-se nos dados das Credis (Cooperativas de Crédito) no mês de dezembro do ano passado, tendo sido atribuídos pontos para os itens: adesão, patrimônio líquido médio, número e valor de empréstimos, participação das operações de crédito e nos depósitos, endividamento e perdas.

Gerenciamento ambiental nas empresas

De 5 a 10 de outubro último, foi ministrado pelos professores Ivo Antônio Clemente e Giovani Lemos de Carvalho o curso "Gerenciamento Ambiental nas Empresas", de atualização de normas técnicas e jurídicas, no auditório do SEESP. Objetivou a solução ou negociação do passivo ambiental da empresa, com vistas à obtenção da ISO 14000, bem como a implantação de monitoria relativa ao tema. Estiveram presentes a Celpav Votorantim Papel e Celulose, Champion Papel e Celulose, Cargil Citros, Cutrale, Frutesp, Ancoa, usinas Colombo e São Martinho. "O alto nível dos participantes possibilitou uma troca de experiências que, com certeza, resultará num passo adiante nas questões concernentes ao assunto nessas empresas, ganhando com isso o meio ambiente e a saúde pública", afirmou Ivo Clemente, engenheiro e diretor do SEESP. Segundo informou ele, o Sindicato, que apoiou a realização desse e agendou outro para 24 a 27 deste mês, promete, para um futuro próximo, a confecção de programa para 1999 de cursos na área.

TV é sorteada em Sorocaba

Diversos engenheiros colaboraram com a campanha da chapa "Novos Rumos". Como incentivo à arrecadação de fundos, de modo a não onerar o SEESP, os contribuintes concorreram a uma TV em cores. Sorteada pela loteria federal do dia 19 de setembro último, valendo o resultado do primeiro ao quinto prêmio, ela foi entregue no final daquele mês ao contemplado, o engenheiro do DER, José Benedito Peigo, diretor adjunto da Delegacia Sindical de Sorocaba.

Volta