BOLSA E BALCÃO DE EMPREGO


Empregado primeiro engenheiro

Por intermédio desse serviço gratuito disponível no SEESP, foram encaminhados 21 engenheiros a empresas contratantes em apenas um mês.

Funcionando na sede do SEESP desde o final de junho último, a Bolsa e o Balcão de Empregos do Engenheiro cadastrou, em cerca de um mês, 70 profissionais da categoria em busca de colocação no mercado de trabalho. Desses, 21 foram encaminhados às empresas, sendo oferecidas 19 vagas. E o primeiro engenheiro a ser recolocado no mercado pelo sistema foi Paulo Sérgio Lisboa, contratado pela Macplan Engenharia e Construção Ltda, no dia 10 de agosto. Resultado de um convênio firmado entre a Secretaria Estadual do Emprego e das Relações do Trabalho e a entidade, o serviço de intermediação de mão-de-obra é o primeiro instalado em parceria com um sindicato e o único específico ao atendimento de engenheiros, em São Paulo. Portanto, simplifica às contratantes a seleção, ao fornecê-las exatamente o profissional com o perfil exigido, além de não precisarem arcar com custos de uma agência de empregos.

Aos profissionais, facilita a recolocação, ao disponibilizar em seu cadastro três opções de atuação no mercado. Por exemplo, como engenheiro civil, de planejamento ou orçamentista. Para ser cadastrado, é necessário ir pessoalmente ao SEESP munido de carteira profissional, registro no Crea e currículo. Logo após os dados estarem disponíveis no sistema informatizado, é feita uma busca para verificar se existe alguma vaga requisitando tal perfil entre as empresas cadastradas, 30 no total. Caso haja, o candidato retira a carta de encaminhamento no Sindicato, imprescindível à seleção, podendo agendar entrevista junto à solicitante. Senão, o engenheiro é instruído a manter contato com a entidade, sendo avisado se surgir uma oportunidade.

Futuramente, a Bolsa e o Balcão de Empregos do SEESP prestará ainda serviços de requalificação profissional, oferecendo cursos voltados à engenharia. Esse projeto tem por objetivo intensificar a reciclagem tecnológica, antiga luta do Sindicato nas negociações coletivas, que agora oferece a estrutura necessária à realização de palestras e seminários, na sua sede recém-inaugurada, ao lado do antigo prédio da entidade. No espaço, estão disponíveis um auditório para 230 pessoas, duas salas para 30 treinandos e um miniauditório para 60.

A Bolsa e o Balcão de Empregos do Engenheiro funciona também no novo edifício, na rua Genebra, nº 25, Bela Vista, capital/SP, das 9 às 18h. Maiores informações pelo telefone (011) 239-4022, ramal 280.

 

Volta