03/07/2015

Engenheiros realizam encontro ambiental no Piauí

No dia 3 de julho último, aconteceu a terceira edição do Encontro de Meio Ambiente do Piauí (EcoPiauí), em Teresina, com o tema “Água e energia: vetores de desenvolvimento”. O evento, uma realização conjunta da Federação Nacional dos Engenheiros (FNE) e do sindicato dos engenheiros local (Senge-PI), discutiu o tema “Água e energia: vetores de desenvolvimento”.

Fotos: Rita Casaro
Murilo EcoPiaui editada
Pinheiro, presidente da FNE, destaca a necessidade de unidade dos profissionais
para apresentar propostas para o País, nesse momento de crise

À abertura, o presidente da FNE, Murilo Pinheiro, destacou a importância da atividade: “Esse momento é importante. Água e energia alavancam o nosso País, sem isso não temos condições de crescer, e nesse momento difícil temos que realizar debates como esse. Se não nos unirmos, se a engenharia não estiver unida, não teremos condições de apresentar uma saída ao País. E esse é o papel do engenheiro, temos que apresentar soluções aos governantes."

Florentino EcoPiauí editadaFlorentino, presidente do Senge-PI, observou que o Estado do
Piauí também discutiu propostas da engenharia

O presidente do Senge-PI, Antonio Florentino de Souza Filho, destacou que a FNE e os sindicatos promovem, desde 2006, o “Cresce Brasil”, que tem o intuito de levar aos gestores do País propostas de crescimento. “A ideia era crescimento de 6% ao ano, o que demandava incremento de 8% na energia. No Piauí, não foi diferente, várias discussões foram feitas aqui, com as propostas da engenharia. Passamos por um momento difícil no Brasil, crise hídrica e energética. Isso tem levado a demissões em massa e precisamos dar resposta a essa situação."

Eco Piaui editadaMesa de abertura do evento contou com a participação de várias autoridades do Estado

A mesa de abertura das atividades contou com a presença do prefeito de Teresina, Firmino Filho; dos secretários de Estado de Mineração, Petróleo e Energias Renováveis, Luís Coelho, e do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semar), Luiz Henrique Souza de Carvalho; da representante do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Lúcia Ana de Melo e Silva; do presidente do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Piauí (Crea-PI), Paulo Roberto Ferreira de Oliveira; do diretor da Associação Brasileira da Infraestrutura e Indústrias de Base (Abdib) e integrante do Fórum Mundial da Água, Newton Azevedo; do diretor-geral da Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea–Mútua-PI, Raimundo Ulisses de Oliveira Filho; do presidente da Empresa de Águas e Esgotos do Piauí (Agespisa), Herbert Buenos Aires de Carvalho; do presidente do Senge-SC, José Carlos Ferreira Rauen; o deputado estadual Evaldo Gomes (PTC-PI); a vereadora Teresa Britto (PV) e Henrique Pires, presidente da Fundação Nacional de Saúde (Funasa); e do ex-deputado estadual Antônio Uchôa.

Rosângela Ribeiro Gil
Imprensa SEESP