JE ON LINE

Versão para Internet do Jornal do Engenheiro, publicação do SEESP enviada aos seus associados

Edição JE 191 – 16 a 30 de junho de 2002
Clique aqui para ver as edições anteriores do JE

CAPA

Presidente do Crea-SP tem candidatura à reeleição impugnada
Propaganda pessoal com recursos da instituição é a base do impedimento. Outras denúncias referem-se à má administração das verbas do Conselho, incluindo dispensa de licitação em contratações.

Envie seus comentários
sobre matérias ou sugestões.
clique aqui

Yes, afinal, nós temos a urna!

Um gigante desfocado de suas funções

Cartas
Os engenheiros do Incra e o Crea

Reportagens
Um engenheiro a serviço da democracia
Antonio Esio Marcondes Salgado atuou na concepção da urna eletrônica e verá o fruto do seu trabalho servir a sua categoria nas eleições Confea/Creas.

Previstos recursos da Cide ao transporte urbano
A verba contribuirá significativamente à solução da grave crise de mobilidade, em especial nas grandes metrópoles. Para que seja garantida em 2003, projeto de lei precisa ser votado neste semestre.

Engenheiro XXI
Cursos

CANTEIRO

Concedida liminar que garante direito na Ferroban
A 1ª Vara do Trabalho de Campinas deferiu liminar, requerida pelo Ministério Público do Trabalho, mediante ação civil pública, que assegura direito aos trabalhadores da Ferroban. O pedido baseou-se na coação que os funcionários vêm sofrendo para aderir a plano de demissão voluntária, renunciando à indenização prevista na cláusula 4.49. Com a concessão de liminar, a companhia fica obrigada, em caso de rescisão de contrato de trabalho na região, a arcar com esse custo. Se não o fizer, sofrerá multa equivalente ao dobro do valor devido para as rescisões unilaterais.

SEESP esclarece sobre adicional de periculosidade a ser pago pela CPFL aos engenheiros
Em reunião realizada pelo SEESP relativa ao adicional de periculosidade dos engenheiros da CPFL no dia 10 de junho, em Campinas, cerca de 180 profissionais da categoria compareceram. Estiveram presentes o presidente estadual do Sindicato, Murilo Celso de Campos Pinheiro, os vices João Paulo Dutra e João Carlos Gonçalves Bibbo, o presidente da Delegacia do SEESP em Campinas, Rubens Lansac Patrão Filho, e o advogado da entidade, Nilson Roberto Lucilio.

Os engenheiros da CPFL obtiveram ganho de causa na ação sobre o adicional de periculosidade, que abrange 450 associados ao Sindicato. Cálculo preliminar apresentado pela Justiça do Trabalho aos profissionais estima em R$ 39 milhões o montante a ser acertado pela companhia.

A empresa começou a pagar o adicional em 1º de janeiro de 1986, porém apenas sobre o salário-base dos engenheiros. A Delegacia Sindical do SEESP em Campinas ingressou com ação junto ao TRT (Tribunal Regional do Trabalho) da 15ª Região em 1994, pleiteando a correção do valor do adicional, conforme previsto na Lei nº 7.369/85. Essa institui o pagamento de 30%, calculado sobre a remuneração total dos engenheiros que trabalham em empresas de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica.

Murilo aproveitou o ensejo para apresentar sua proposta como candidato à Presidência do Crea-SP nas próximas eleições do Sistema, de fazer do Conselho uma entidade atuante, voltada ao interesse público e à valorização profissional.

Engenheiros da CPTM têm ganho de causa
O TST (Tribunal Superior do Trabalho) proferiu sentença favorável aos profissionais, relativa a dissídio ajuizado pelo SEESP contra a CPTM em 1999. Naquele ano, não houve acordo e a companhia ajuizou dissídio contra o Sindicato dos Engenheiros e o majoritário dos ferroviários de São Paulo, o qual foi extinto pelo TST. Em resposta, o SEESP ajuizou o dissídio apensado àquele, que resultou nessa vitória. Agora, a CPTM terá que pagar reajuste de 2% retroativo a janeiro de 1999 (na época mês referente à data-base da categoria na empresa), o que proporciona hoje a cada engenheiro da companhia 82% a mais no seu salário somente de atrasados. E a partir de julho, a incorporação de 2% no vencimento. A vitória assegura ainda a manutenção dos auxílios materno-infantil e saúde, sendo repassados a ambos o reajuste de 2%, além de estabilidade a portadores de HIV, obrigatoriedade de a CPTM comunicar por carta, em caso de demissão por justa causa, o motivo da dispensa e multa de 10% do salário-base por descumprimento das cláusulas do dissídio. O pagamento deve ser feito imediatamente.

SEESP tem representante em Comitê das Bacias Hidrográficas
Em encontro na cidade de Piracicaba no dia 4 de junho, foram empossados os novos membros do Grupo Técnico de Saúde Ambiental do Comitê das Bacias Hidrográficas dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí. Os engenheiros Gustavo Becari e Fabiane Ferraz representam a Delegacia Sindical do SEESP em Piracicaba, respectivamente como titular e suplente. A coordenadora desse grupo técnico, eleita na ocasião, é a Dra. Lívia Agujaro, da Agência Ambiental da Cetesb de Campinas.Na reunião, também foi aprovada a participação da Delegacia Sindical do SEESP em Jundiaí, tendo como representantes os engenheiros Luiz Henrique Peres (titular) e Luiz Antonio Pellegrini Bandini (suplente).

Eleitos representantes dos trabalhadores na Sabesprev
A votação aconteceu entre 17 e 23 de maio pela Internet. Ao Conselho Deliberativo da Sabesprev foram eleitos como titulares Robson Ramos Branco, Helifax Pinto de Souza e Ademir Andrade de Oliveira , e como suplentes Ivan Sobral de Oliveira, José Albino Cairrão das Eiras e Ivan Norberto Borghi.

Para o Conselho Fiscal, os titulares eleitos são Miguel Ângelo Ferreira Teixeira e João Prado de Andrade, e os suplentes, Cid Barbosa Lima Júnior e Valério da Silva Ramos.

Campanha salarial

CPTM – No dia 12 de junho, os engenheiros da CPTM aprovaram em assembléia a pauta de reivindicações para a campanha salarial 2002/2003. A data-base na empresa é em 1º de setembro.

Sabesp – Em julgamento do dissídio de greve em 10 de junho, o TRT – 2ª Região deliberou pela legalidade da paralisação iniciada no dia 5 e o pagamento dos dias parados, além de conceder estabilidade de 90 dias a partir de 1º de maio último (data-base) e reajuste salarial de 8% retroativo a 1º de maio último e extensivo aos benefícios. O julgamento dos demais itens econômicos e sociais estava marcado para dia 20.

CDHU – O SEESP e os demais sindicatos de trabalhadores da CDHU, frente à intransigência da empresa em aprimorar sua proposta, entraram com dissídio coletivo no TRT – 2ª Região. E em assembléias nos dias 14 e 21, os trabalhadores deliberaram pela greve por tempo indeterminado a partir de 26 de junho. Até o fechamento desta edição, aguardava-se iniciativa da empresa para retomar as negociações. A data-base é em 1º de maio e neste ano estão sendo discutidos somente os itens econômicos do acordo coletivo. A vigência das demais cláusulas vai até 30 de abril de 2003.

4ª Festa da Cumeeira em Marília
No dia 29 de junho acontece naquela cidade a 4ª Festa da Cumeeira. O evento já tradicional é promovido pela Delegacia do SEESP em Marília e tem o patrocínio de empresários e engenheiros. Com a colocação da cumeeira (parte mais alta do telhado), a etapa principal da obra está realizada, daí o motivo da comemoração. Há quem acredite que a efetivação de tal festa nesse momento traz bons fluidos na construção.

EXPEDIENTE JORNAL DO ENGENHEIRO
Publicação quinzenal do Sindicato dos Engenheiros no Estado de São Paulo

Diretora Responsável: Maria Célia Ribeiro Sapucahy; Conselho Editorial:
Murilo Celso de Campos Pinheiro, Carlos Alberto Guimarães Garcez, Celso Atienza, Henrique Monteiro Alves, João Carlos Gonçalves Bibbo, João Paulo Dutra, Paulo Tromboni de Souza Nascimento, Antonio Roberto Martins, Laerte Conceição Mathias de Oliveira, Sérgio Fernando Santos Gazire, Esdras Magalhães dos Santos Filho, Flávio José A. de Oliveira Brízida, Nercy Donini Bonato, Carlos Augusto Ramos Kirchner, Cid Barbosa Lima Jr.,  Marcos Wanderley Ferreira,  Rubens Lansac Patrão Filho, Newton Guenaga Filho, João Guilherme Vargas Neto e Ercio Ignacio Colaboração: Delegacias Sindicais. Edição: Rita Casaro. Fotos: Beatriz Arruda. Repórteres: Rita Casaro, Soraya  Misleh,  Lourdes Silva e Kléber Gutierrez.  Projeto Gráfico: Maringoni. Diagramadores: Eliel Almeida e Francisco Fábio de Souza.  Revisora: Soraya Misleh. Sede: Rua Genebra, 25 – Bela Vista – São Paulo – SP – CEP 01316-901 – Telefone: (11) 3113-2650 Fax: (11) 3106-8829. E-mail: imprensa@seesp.org.br. Página: www.seesp.org.br. Artigos assinados são de responsabilidade dos autores, não refletindo a opinião do  SEESP.

SINDICATO DOS ENGENHEIROS NO ESTADO DE SÃO PAULO
Rua Genebra, 25 - Bela Vista - São Paulo - CEP 01316-901