JE ON LINE

Versão para Internet do Jornal do Engenheiro, publicação do SEESP enviada aos seus associados

Edição JE 188 – 1º a 15 de maio de 2002
Clique aqui para ver as edições anteriores do JE




CAPA

Campanhas salariais 2002
Ao realizar em 16 de abril último seminário sob esse tema, que reuniu profissionais de RH de empresas onde a categoria atua e dirigentes do SEESP, o Sindicato iniciou o processo de negociação.

 

Envie seus comentários 
sobre matérias ou sugestões. 
clique aqui

Editorial
À direita, volver!


Opinião
O 1º de maio de 2002 – comemoração em meio a dificuldades


Reportagens
Os rumos do transporte rodoviário no País
Até as modernas estradas atuais, um longo caminho foi percorrido pela engenharia nacional. No início eram trilhas precárias e hoje são cerca de 150 mil quilômetros de rodovias pavimentadas em todo o Brasil.


Diferença na receita das transmissoras na mira da Justiça
A remuneração aos investidores privados é quatro vezes superior à definida para a empresa estatal. A irregularidade é objeto de ação judicial movida pelo SEESP e Ministério Público.

CANTEIRO

SEESP lança candidatos a conselheiros federais
Para representantes de São Paulo no Confea, o Sindicato indicou os engenheiros Fernando Gomes e Balmes Garcia, respectivamente conselheiros federais titular e suplente. As eleições acontecem no dia 3 de julho. O SEESP está empenhado em instalar grande quantidade de urnas. O objetivo, com isso, é assegurar ampla participação dos profissionais no pleito.

Os conselheiros federais são responsáveis pela edição de resoluções que interferem diretamente no exercício profissional e no mercado de trabalho de todos os que atuam na área tecnológica.

A campanha dos candidatos lançados pelo SEESP terá também o objetivo de identificar os anseios e expectativas dos profissionais em relação aos conselhos.

É fundamental se conscientizar da importância de seu voto para não se repetir o baixíssimo índice obtido nas eleições anteriores, em que somente 3% dos membros das categorias votaram.

 

Projeto de lei deve instituir Promore em Campinas
A prefeita de Campinas, Izalene Tiene, encaminhou à Câmara dos vereadores da localidade projeto de lei que autoriza o município a celebrar convênio com o SEESP, por meio da sua Delegacia Sindical em Campinas, visando a implantação do Promore (Programa de Moradia Econômica). Esse terá como beneficiárias pessoas físicas com renda familiar mensal até cinco salários mínimos, que não têm moradia própria, possuem terreno e residem na cidade há mais de um ano. Pelo convênio com a Prefeitura, a construção de habitação com área até 70m2 ou reforma cujo acréscimo não exceda 30m2 pelo Promore ficarão isentas de quaisquer taxas. Ao município caberá ainda a aprovação de projetos e o cadastramento e seleção dos beneficiários do programa, enquanto o Sindicato terá como atribuições oferecer projeto e assistência técnica, acompanhar a aprovação da planta pela Prefeitura e a execução da obra, bem como requerer o habite-se.

 

Assédio moral na Ferroban
Transferências imotivadas e pressão para que os ferroviários aceitem demissão recebendo indenização menor e seu pagamento a longo prazo caracterizam o assédio moral denunciado junto à Delegacia Regional do Trabalho pelos sindicatos de trabalhadores do setor, incluindo o SEESP. Em  22 de abril último, em audiência na Procuradoria Regional do Trabalho da 15ª Região, em Campinas,  o Sindicato dos Ferroviários propôs que a companhia se comprometesse a não transferir os empregados em licença remunerada, após seu retorno ao trabalho no dia 26, até que fossem demitidos com o pagamento integral da indenização. Os advogados da empresa levariam a proposta à sua diretoria. Nova audiência estava marcada para 2 de maio. Até dia 8, Ferroban e Ferronorte terão que apresentar uma série de documentos à Procuradoria. Testemunhas serão ouvidas no próximo dia 14.

No dia 7 de maio o diretor administrativo e financeiro do grupo Brasil Ferrovias e da Ferroban, Alberto Mendes Tepedino, participará de reunião no SEESP com seus dirigentes, na tentativa de se chegar a consenso sobre o impasse.

 

Curso de marketing em Barretos resulta em sucesso
Realizado pela Delegacia Sindical do SEESP em Barretos, FEB (Fundação Educacional de Barretos) e Abeaa (Associação Barretense de Engenharia) entre os dias 15 e 17 de abril, no campus da FEB, o curso “Marketing para Engenharia, Arquitetura e Agronomia” teve a participação de 210 pessoas. Patrocinado pelo Confea, foi ministrado pelo professor e engenheiro Ênio Padilha.

Os participantes receberam o livro de autoria de Padilha, “Marketing para Engenharia, Arquitetura e Agronomia”.

 

Previdência Privada à categoria
Em 10 de maio, o SEESP e o BB Previdência (Fundo de Pensão Banco do Brasil) assinarão acordo, visando instituir e administrar planos complementares de aposentadoria aos engenheiros no Estado de São Paulo. Isso porque, no dia 23 de abril, foi regulamentada a Lei Complementar 109, que estabelece a figura do instituidor de plano de Previdência Privada. A parceria visa garantir um futuro digno à categoria. Em breve, o plano será implantado no SEESP, para atender associados interessados.

 

Curso de Gestão da Qualidade em Santos
No dia 18 de maio, haverá aula inaugural do curso Gestão da Qualidade: conceitos e práticas em negócio, na Unip (Universidade Paulista), campus Santos. A programação divide-se em dois módulos: I – 99 horas/aula (seis parcelas de R$ 180,00); II – 126 horas/aula (oito de R$ 180,00). As aulas acontecerão aos sábados, pela manhã. Informações (13) 3234-4954/7118, (13) 3222-1786 e (13) 3234-8746.

JE 188

EXPEDIENTE JORNAL DO ENGENHEIRO
Publicação quinzenal do Sindicato dos Engenheiros no Estado de São Paulo

Diretora Responsável: Maria Célia Ribeiro Sapucahy; Conselho Editorial:
Murilo Celso de Campos Pinheiro, Carlos Alberto Guimarães Garcez, Celso Atienza, Henrique Monteiro Alves, João Carlos Gonçalves Bibbo, João Paulo Dutra, Paulo Tromboni de Souza Nascimento, Antonio Roberto Martins, Laerte Conceição Mathias de Oliveira, Sérgio Fernando Santos Gazire, Esdras Magalhães dos Santos Filho, Flávio José A. de Oliveira Brízida, Nercy Donini Bonato, Carlos Augusto Ramos Kirchner, Cid Barbosa Lima Jr.,  Marcos Wanderley Ferreira,  Rubens Lansac Patrão Filho, Newton Guenaga Filho, João Guilherme Vargas Neto e Ercio Ignacio Colaboração: Delegacias Sindicais. Edição: Rita Casaro. Fotos: Beatriz Arruda. Repórteres: Rita Casaro, Soraya  Misleh,  Lourdes Silva e Kléber Gutierrez.  Projeto Gráfico: Maringoni. Diagramadores: Eliel Almeida e Francisco Fábio de Souza.  Revisora: Soraya Misleh. Sede: Rua Genebra, 25 – Bela Vista – São Paulo – SP – CEP 01316-901 – Telefone: (11) 3113-2650 Fax: (11) 3106-8829. E-mail: imprensa@seesp.org.br. Página: www.seesp.org.br. Artigos assinados são de responsabilidade dos autores, não refletindo a opinião do  SEESP.

SINDICATO DOS ENGENHEIROS NO ESTADO DE SÃO PAULO
Rua Genebra, 25 - Bela Vista - São Paulo - CEP 01316-901
Fone (11) 3113-2650 - e-mail: imprensa@seesp.org.br